Documentário Missão Piauí será lançado neste sábado, 19

A exibição será às 17h30, na Casa de Show 5 Estrelas, no município de São Raimundo Nonato. A entrada será um quilo de alimento não perecível.

Diretor Robson Fonseca | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Como não se encantar com as belezas do Piauí? O Delta do Parnaíba, as opalas de Pedro II, O Parque Nacional de Sete Cidades, O Parque Nacional da Serra da Capivara, o litoral com suas praias de ventos fortes e águas refrescantes. São muitos os atrativos que fazem do estado um dos lugares que deve ser visitado não só por turistas, mas também por pessoas que busquem aqui suas potencialidades para desenvolver ações, como projetos solidários.

Por isso mesmo uma iniciativa nacional tem como objetivo atrair pessoas e grupos que estejam interessados em investir neste campo. Trata-se do documentário ‘Missão Piauí’, que será lançado no dia 19 de outubro, data alusiva ao estado, considerado feriado local. A exibição será às 17h30, na Casa de Show 5 Estrelas, no município de São Raimundo Nonato. A entrada será um quilo de alimento não perecível.

Na ocasião, em lugares simultâneos no Brasil e também no exterior, as pessoas assistirão através das plataformas digitais. O vídeo mostra uma narrativa de um visitante que fica encantado ao conhecer o Piauí. Nesse sentido a temática vai sendo conduzida com imagens das belezas e riquezas do estado atrelado à vida simples das comunidades carentes do semiárido.

O documentário busca captar recursos para projetos sociais no semiárido e faz parte das ações do Instituto Luss (Logística Unindo Solidariedade e Sustentabilidade). Sua proposta é fornecer elementos para que se escolha o Piauí para fazer projetos solidários.

A intenção dos idealizadores do documentário é exatamente despertar a atenção para a região. Existem pessoas que são voluntários no Amazonas ou até mesmo na África, quando poderiam fazer o mesmo no Nordeste, e por que não no Piauí. Dessa forma, pretende-se sensibilizar às pessoas para conhecer o lugar ou mesmo ajudá-lo, seja através do voluntariado ou de doações.

Nos últimos 2 anos, o Instituto Luss conseguiu atender cerca de 50 famílias nas comunidades do Solidão e Vistosa (Interior de Barras) e 30 famílias no Assentamento Serra Nova, São Raimundo Nonato. Um total de 80 famílias atendidas. O Instituto Luss é uma organização não governamental (ONG) sem fins lucrativos que tem como objetivo promover ações sociais através de três fases de intervenção: Água – Perfuração de poços e construção de cisternas (Desafio mais agudo); Segurança Alimentar – Implantação de hortas orgânicas familiares ou comunitárias; Desenvolvimento Econômico – Através de diagnósticos, levantamento de vocação para atividades de geração de renda.

Documentário

O Instituto já possui muitos colaboradores no Brasil e no Exterior. Entre eles, o capixaba Robson Fonseca, que é publicitário e músico. Robson é um apaixonado pelo Piauí, tanto que o inspirou a escrever a música tema do documentário. Além da composição, Robson também foi o diretor e roteirista do documentário. Esta semana do lançamento Robson estará em Teresina com parte da equipe fazendo a divulgação do documentário antes de ir à cidade São Raimundo Nonato. (Por Liliane Pedrosa)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES