Dom Inocêncio ganha Escola de Sanfonas “Raimundo do Mundico”

A Escola das Sanfonas também ganhou instrumentos (sanfonas, zabumbas e triângulos) e novo mobiliário.

Escola de sanfonas | João Albert
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Conhecida como a Terra dos Sanfoneiros, o município de Dom Inocêncio, no Sul do Piauí, ganhou uma sede para abrigar a Escola de Sanfonas “Raimundo do Mundico”. O espaço foi entregue à população nesta sexta-feira (21). O nome da escola faz uma homenagem ao sanfoneiro Raimundo do Mundico, de Dom Inocêncio, que morou em São Paulo, e ganhou projeção nacional como músico.

“Essa escola é muito simbólica e importante para a cidade. Dom Inocêncio tem um sanfoneiro para cada 10 habitantes. É mais uma escola de arte que entregamos e que vai ajudar a manter viva essa tradição da sanfona no município, com a formação de novos músicos. O mesmo fizemos em Oeiras, com a Escola de Bandolins, e em Bom Jesus, com a Escola de Rabecas”, afirma o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.

No local, há um Memorial da Sanfona, com uma exposição que homenageia os grandes sanfoneiros do Brasil. O espaço ainda conta com um estúdio de ensaio, alojamento e teatro de arena aberta, com capacidade para 90 pessoas.

A Escola das Sanfonas também ganhou instrumentos (sanfonas, zabumbas e triângulos) e novo mobiliário. A reforma incluiu reboco, recuperação do piso, instalações elétricas, banheiro, pintura, arquibancadas e palco.

O local onde irá funcionar o Centro Cultural foi doado pelo historiador Marcos Oliveira Damasceno, de Dom Inocêncio, e vai ajudar na formação de novos sanfoneiros.

As obras, que custaram R$ 150 mil, foram realizadas pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), com apoio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (SIEC). O projeto foi feito pelo arquiteto Paulo Vasconcelos. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES