Edital de fomento à música será aberto nesta segunda-feira, 13

Seguindo com o intuito de apoiar artistas durante a pandemia do novo coronavírus e depois de lançar o edital para as artes cênicas, a organização abre as inscrições, na próxima segunda-feira, para o fomento voltado para a música.

Festival | D24AM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dando continuidade ao Arte como respiro: múltiplos editais de emergência,o site do Itaú Cultural estará aberto, de 13 a 15 de abril, para receber inscrições para projetos musicais em duas categorias: Autoral e Podcast. Desta forma, a organização segue com a sua proposta de acolher os artistas obrigados a atuar isoladamente e sem remuneração, neste período de suspensão social, em decorrência da pandemia do COVID-19. Em conexão com o amplo movimento espontâneo de criação online no meio artístico, neste momento,Arte como respiro foi iniciado com o fomento para cênicas. Depois de música, será a vez das artes visuais.

"Este edital de música foi construído na emergência e na necessidade de acolher e colaborar com músicos e com outros profissionais que formam a cadeia produtiva da música: roadies, técnicos, educadores, iluminadores, por exemplo”, explica Edson Natale, gerente do Nucleo de Música do Itaú Cultural. “A participação se dá a partir das possibilidades reais deste período. Não estamos em busca da perfeição, mas, sim, das músicas, reflexões e histórias que brotam ou são lembradas por causa deste momento e precisam ser compartilhadas.”

As inscrições para este novo edital devem ser feitas por meio do link: https://itaucultural.formstack.com/forms/artecomorespiromusica.São duas as categorias para propor os projetos. Uma é Autoral, na qual o proponente participa com composições própriasou em parceria com outros e são admitidos todos os gêneros musicais. A outra é a Podcast, que contempla esta forma de mídia com temas ligados à história da música brasileira, do ponto de vista local, do bairro, comunidade, cidade, região, contexto nacional ou de movimentos musicais. Também, podem participar desta categoria profissionais que integram a cadeia produtiva da música, como produtores, roadies, cenógrafos, técnicos, educadores.

A equipe de programadores do Núcleo de Música da organização selecionará 120 projetos – até 80 na categoria Autoral e até 40 na categoria Podcast – considerando critérios subjetivos poéticos, de criatividade e originalidade, entre outros. Os selecionados da categoria autoral receberãoR$ 5 mil brutos e os da categoria podcast, R$ 2,5mil brutos, ambos como remuneração pelo licenciamento dos direitos autorais do trabalho. Os contemplados serão informados por e-mail até o dia 5 de maio.

Os trabalhos selecionados serão apresentados ao público de acordo com a agenda organizada pela equipe de música dentro do prazo de até 31 de agosto, podendo ser alterado diante do quadro social referente à pandemia ou de necessidades da própria organização. Ficará a critério da instituição se a exibição será realizada em sua grade de programação virtual ou em outros canais de exibição.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES