Eduardo Srur inaugura obra permanente no Rio Pinheiros

O artista instala barco na ciclovia ao lado do rio mais poluído de São Paulo

| divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir do dia 24 de junho, o artista Eduardo Srur inaugura a obra “Barco sobre um Rio Enterrado”, na margem do rio Pinheiros, em São Paulo que, diferente das anteriores, ficará em caráter permanente no local para servir de reflexão sobre a atual condição degradada do rio. Um barco laranja de 8 metros de comprimento ficará exposto na ciclovia, próximo à ponte Cidade Jardim, no acesso da passarela do Parque do Povo, onde circulam centenas de ciclistas diariamente.

 “Como é impossível navegarmos no Rio Pinheiros, fiz um barco que ficará atracado na margem como algo que existe, porém sem utilidade, até sua desintegração pelo tempo, pela sujeira, pelo descaso. A ideia é documentar a obra durante os próximos anos e acompanhar seu desaparecimento. Tal qual a esperança que a sociedade tem com a despoluição deste rio invisível”, conceitua Srur.

O artista explica que se trata de um work in progress com registros fotográficos mensais no local e que ainda não sabe o resultado final do trabalho. “Talvez eu desapareça antes da obra, ou incomode a ponto de ser retirada. Mas certamente é algo que preciso fazer como um alerta insistente para os governantes e as futuras gerações que viverão em São Paulo”, afirma.

O Rio Pinheiros sempre foi palco de expressão deste artista inquieto e ligado as distorções deste não-lugar na paisagem urbana da cidade mais rica do país. Formado em artes plásticas, ganhou projeção com obras que utilizam do espaço público para chamar a atenção para questões ambientais e para o cotidiano nas metrópoles, sempre com o objetivo de ampliar a presença da arte na sociedade e aproximá-la da vida das pessoas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES