Em exposição, artistas expressam a Nordestinidade

A abertura no dia 10 de outubro, 19h, no Espaço Cultural Agostinho Pinto, no Sesc da Av. Campos Sales. Ela acontece até o dia 31 de outubro.

Tela | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Falar de Nordeste e tudo o que envolve a identidade cultural e artística do seu povo é fácil para quem vive esta realidade. Por isso, profissionais com um olhar apurado e procurando captar tudo ao seu redor expressaram em tintas, pincéis, argila e muitos outros materiais as belezas da região e o resultado poderá ser conferido na exposição Nordestinidades, promovida pela União dos Artistas Plásticos do Piauí (UAPPI). A abertura no dia 10 de outubro, 19h, no Espaço Cultural Agostinho Pinto, no Sesc da Av. Campos Sales. Ela acontece até o dia 31 de outubro.

Para a presidente da UAPPI, Reisinha Barbosa, que encerra o seu mandato de dois anos à frente da entidade, essa mostra ressalta as potencialidades locais através da arte, seus personagens e a própria riqueza do lugar. “Queremos, com essa exposição, falar do nordestino, destacando o que ele tem de melhor. Há, ainda, muito preconceito e nós temos tanta coisa boa para ser vista e mostrada”, diz.

Todo o mês de outubro, a União dos Artistas Plásticos do Piauí reúne seus integrantes para finalizar as atividades do ano e, em 2019, é também o momento de encerrar uma gestão e dar início a uma nova etapa. “Estou com a sensação de dever cumprido. Saio da presidência da entidade deixando agora o Stênio Ferreira(presidente) e o Jota A (vice). Fiquei feliz porque durante o tempo que estive à frente dela conseguimos trazer pessoas que estavam afastadas e tivemos algumas conquistas”, diz Reisinha, destacando o quanto tem sido importante a aquisição da Galeria Portelada, no Centro Nacional de Cultura da Justiça (CENAJUS), centro da capital. O local, que abriga biblioteca e outros espaços, agora possui uma sala de exposição permanente com peças de artistas da UAPPI, dando maior visibilidade a produção piauiense. “Serão mostras temporárias trazendo o trabalho de pessoas daqui e já estamos programando também um evento beneficente em breve”.

Para o evento, a temática bem regional irá presentear o público com esculturas, pinturas, videoinstalação, assemblagem e muito mais. Participam Amanda Coelho, Alex Állen, Aris Carvalho, Arlete Godinho, Amistron Reis, Alda Veloso, Beth Paz, Chris Fontenelle, Cecília Mendes, Dadinha Leal, Delma Braga, Evaldo Oliveira, Ellen Mourão, Gina C. Branco, Gisele Vila, Elda Ribeiro, Isalina Cortez, Jota A, Jacinta Ramos, Josefina Gonçalves, Larissa Palha Dias, Maria Amélia, Maria Célia, Marysette Pachêco, Mestre Expedito, Olavo Braz, Yolanda Carvalho, Reisinha Barbosa, Stênio Ferreira, Salete Vasconcelos e Zeneide Alves. E artista convidada, Arianne Aranha. (Por Liliane Pedrosa)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES