Em ‘Tsé’, sobrevivente do Holocausto relembra o início da guerra

Um dos vencedores da última edição do Doc Without Borders Film Festival, “Tsé” apresenta a história dessa mulher, que conseguiu chegar ao Brasil e formar sua família ao lado do marido

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 

Trecho do filme “Tsé”, de Fábio Kow – sobre sua avó, a polonesa judia Tsecha Szpiegel – traz cenas do início da Segunda Guerra Mundial, quando os alemães invadiram a Polônia e muitos judeus tentaram fugir para a Rússia. Em depoimento, Tsé conta que começou a ver placas com a seguinte frase: “Para judeu e cachorro, o trem é rigorosamente proibido”. Ela lembra ainda que teve de se esconder em um bunker, junto do pai, da mãe e do irmão, para se proteger de bombardeios. 

Um dos vencedores da última edição do Doc Without Borders Film Festival, “Tsé” apresenta a história dessa mulher, que conseguiu chegar ao Brasil e formar sua família ao lado do marido, também refugiado.  O filme traz depoimentos, imagens reais da guerra, vídeos de arquivo de festas e encontros familiares e ilustrações. A estreia nos cinemas está marcada para 12 de setembro, com distribuição da Pagu Pictures.

Sinopse

Quando tinha 14 anos, a judia polonesa Tsecha Szpigel, Tsé, foi atirada pela janela de um trem em movimento pela própria mãe, para salvá-la. O trem estava a caminho do campo de extermínio nazista de Sobibor. Tsé precisou se reinventar para sobreviver. Anos mais tarde, veio para o Brasil. O documentário relata a sua saga através de depoimentos da própria Tsé, de seus descendentes e sob olhar de seu neto, Fábio Kow, diretor do filme. A história trata de questões universais, como a intolerância, o amor à vida e a constante reinvenção.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES