Encontro de Bois ocorre nos dias 13 e 14 no Lagoas do Norte

O evento acontece no Anfiteatro do Parque Lagoas do Norte durante os dias 13 e 14 desse mês e reúne 12 grupos de boi-bumbá, além de apresentação de quadrilhas e muito forró pé de serra.

Encontro de bois | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A região do bairro Poty Velho, na zona norte, guarda muito da nossa história como berço da cidade e ainda muitos traços da cultura no artesanato. E mais do que apenas a arte material, ainda abriga a tradição que vive e se renova com a realização do 15º Encontro de Bois de Teresina. O evento acontece no Anfiteatro do Parque Lagoas do Norte durante os dias 13 e 14 desse mês e reúne 12 grupos de boi-bumbá, além de apresentação de quadrilhas e muito forró pé de serra.

Promovido pela Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Municipal Monsenhor Chaves, o Encontro de Bois de Teresina é um evento sem caráter competitivo e tem como objetivo a valorização do folclore, o amadurecimento e fortalecimento da cultura regional. As apresentações, repletas de dança, cores e batucadas, resgatam a tradição de décadas dos grupos, muitos deles passados de pai para filho.

O evento contará com dois dias de apresentações, sendo seis grupos de boi-bumbá por noite. De acordo com a programação, no primeiro dia, a abertura será com a Quadrilha Junina Chapadão do Corisco, seguida das apresentações dos grupos de bumba meu boi. O encerramento será com a banda de forró pé de serra Sandália de Couro. Na segunda noite, a abertura é com a Quadrilha Luar do São João e a festa será finalizada com o forró Chiado da Chinela.

Para o coordenador de cultura popular da FMC, Welington Sampaio, o evento é de grande importância para o nosso folclore por manter acesa a tradição dos grupos com as apresentações. “É gratificante vermos que estamos ajudando a repassar essa nossa herança cultural, que são os grupos de boi. Nos eventos, temos a presença de famílias, muitas crianças, o que mostra que essa tradição está sendo repassada”, finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES