Espetáculo O Tesouro de Emília faz estreia no Theatro 4 de Setembro

Espetáculo estará em exibição no domingo, às 17h

Peça O Tesouro de Emília | Robson Levy
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tesouro da Emília é a atração infantil no próximo dia 30 de junho, no Theatro 4 de Setembro, às 17h. Com um figurino colorido, expressivo, músicas e coreografias bem animadas e muitas brincadeiras, a peça traz na interação uma forma de atrair o público infantil. Tudo pensado para garantir o aspecto educativo e o lúdico, sem perder a poesia e a magia.

Peça O Tesouro de Emília (Foto: Robson Levy)

Assinado pela VR Produções, a fábula tem início quando Emília encontra um mapa do tesouro na sua canastrinha e convida seus amigos a seguir uma grande aventura em busca da riqueza enterrada no Sítio. Com ajuda de Narizinho, Pedrinho, Visconde e Tia Nastácia, a boneca falante aprontará bastante na caça ao Tesouro e deixará Dona Benta para lá de encucada com suas artimanhas para tentar driblar, com sua esperteza, um pirata esquisitão que está pelos arredores do lugar.

A montagem já circulou com apresentações gratuitas em cinco escolas municipais da capital, dentre elas, E. M. Monteiro Lobato (bairro Esplanada), E. M. Jornalista João Emílio Falcão (Vamos Ver o Sol), E. M. Altina Castelo Branco (Dirceu II), Minha Casa (Matadouro) e CMEI Zélia Gattai Amado (Parque Alvorada). O espetáculo foi montado com recursos provenientes do edital de 2012 da Lei Municipal de Incentivo Cultural A. Tito Filho.

Peça O Tesouro de Emília (Foto: Robson Levy)

A montagem tem atenção voltada ao processo artístico de criação de maneira em que seus atores constroem partituras corporais e vocais a partir do encontro com a criança que há em cada um. “É resgatar aquela adrenalina que percorre o corpo inteiro, o brilho intenso do olho que se acende ao vislumbrar uma travessura, um encantamento e mesmo o perigo foram e são provocações constantes na busca dessas personas tão vivas nas nossas memórias, desses seres que saltam da literatura de Lobato para a cena, mas que podemos encontrar facilmente nas crianças do nosso convívio, inclusive e, principalmente, nas crianças que habitam em nós, nas nossas lembranças”, destaca Vitorino Rodrigues, da direção de elenco.

O fio condutor do trabalho se estabelece através da observação, da experimentação e da repetição de forma a transfigurar os diferentes campos de atuação de um elenco heterogêneo na sua formação, nas suas experiências cênicas e principalmente nos desafios internos que cada um deles se estabelece para romper a barreira do consolidado e marcado em seus corpos e emoções e abrir caminho para novas possibilidades corpóreas, vocais e emocionais.

Na montagem, a direção passa pela linguagem no Naturalismo, do Teatro do Contemporâneo, com passeios pelo Teatro Épico de Brecht, Dança-teatro de Pina Baush.

A oficina de montagem navegou também por diversas áreas. Uma experiência laboratorial de extrema importância durante os exercícios iniciais com o grupo no intuito de tentar desencadear energia criativa.

Todo esse repertório de pesquisa, leituras, experimentos foi imprescindível na realização do trabalho, que traz um espetáculo de caráter lúdico e divertido.

O texto é uma adaptação livre do Livro O Tesouro da Emília, escrito como roteiro de peça teatral por Conceição Fenille Molinaro. A direção geral é, Márcio Felipe Gomes e a musical e composição sonora de Maria da Cruz. A sonoplastia é dividida em produção de áudio feita por Wellington Junior Tecladão, Ricardo dos Santos Alencar e a mix/master Blahka Tao, da Umdergrau Records, do Rio de Janeiro, e com as vozes de Maria da Cruz Araújo e Francielly Maria da Silva e elenco. A Iluminação é de Renato Caldas, o cenário é de Félix Sousa e Amanda Jéssica e o figurino de Silvia Patrícia Bastos e Edite Rosa.

Caracterização de Amanda Jéssica, Produção Visual de Robson Levy. A operação de Som é de Michael Douglas. No elenco: Júlia Fernandes, Lyvia Moura, Afonso Lopes, Taironny Maranduba, Félix Sousa, Edite Rosa e Lorena Campelo. Direção de Elenco de Vitorino Rodrigues. Preparação de Elenco: Erika Anunciação, Samuel Alvis, Mary Sousa, Amanda Fernandes, Afonso Lopes e Júnior Marks. Preparação Vocal: Francielly Maria da Silva e Leandro Harias. Produtora: VR Produções. Agradecimentos: Fernanda Molinaro, Memorial Esperança Garcia, Toinha Aguiar, Soraya Guimarães, Espaço Trilhos, Grupo Harém de Teatro, Jean Pessoa, Nalva Costa Alencar, Teatro João Paulo II e Francisco de Castro. (Por Liliane Pedrosa)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES