Exposição que retrata homem pré-histórico será aberta no dia 7

Esculturas estarão expostas no Anfiteatro da Pedra Furada

Escultura | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Parque Nacional Serra da Capivara completa 40 anos e a exposição “Imaginário do Homem Pré-Histórico em Argila”, que será aberta no dia 7 de junho, no Anfiteatro da Pedra Furada, faz parte da programação.

“As peças foram feitas pelo artista e escultor Gilderlindo Paes Landim, morador do povoado Sítio do Mocó, mais conhecido por Eyé”, diz o curador Cristóvão Braga.

A exposição contém 12 esculturas sobre a evolução do homem nas Américas. “Todas as peças foram feitas por Eye, um talento da cidade que já tem peças em São Paulo e também em Milão, na Itália”, afirma o curador, declarando que depois do anfiteatro as obras serão levadas para o Museu da Natureza, também em São Raimundo Nonato, e depois virá para Casa da Cultura, em Teresina. “Daí, então, seguirão para São Paulo”, comenta Braga.

Gilderlindo nasceu e se criou no povoado Sítio do Mocó, município de Coronel José Dias, um lugar cercado pelas belezas das rochas e pelas artes rupestres e tem na argila a matéria-prima de seu trabalho, cujo foco é o homem.

O artista começou sua carreira fazendo as onças e depois passou a observar o ambiente cercado de rochas e imaginou a forma como o homem vivia nesta região, os seus rituais, a luta pela sobrevivência num lugar tão árido, e mesmo assim tinha tempo para imprimir suas pinturas nas rochas. Daí, a partir dessa imaginação do escultor, surgiu a proposta de esculpir o homem até chegar a essa exposição.

Com este pensamento criativo, ele vem conquistando os turistas que vão ao Parque e também o público de outras cidades onde seu trabalho chega. Suas esculturas com figuras realistas mostram uma técnica própria, onde, com sensibilidade, o homem é retratado em seu habitat.

Um dos objetivos da exposição, segundo Braga, é incentivar a produção artística, especialmente entre os mais jovens, fortalecer os laços da cultura local, incrementar o turismo cultural, além de valorizar a identidade cultural da população local.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES