Festival das Sanfonas começa nesta sexta, em Dom Inocêncio

A iniciativa da escultura é do artista Sandrinho do Acordeon e do seu pai, também sanfoneiro, Salvador Nunes

Projeto de sanfona | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nos dias 20 e 21 de setembro ocorre o Festival das Sanfonas no município de Dom Inocêncio, que fica ao Sul do Estado. O evento, que é realizado pela primeira vez, carrega toda uma expectativa para sua realização, especialmente, porque faz nesta edição uma homenagem ao sanfoneiro Gilberto Dias, que viveu na região e faleceu há alguns anos, sendo sempre lembrado por seu talento. E além de reunir um grande número de artistas nordestinos.

Já na primeira noite será inaugurado o monumento com uma sanfona que tem em torno de 5 metros de altura.

Escultura feita em cimento pelo artista João Dias e que irá compor espaço a céu aberto, ponto de encontro e apresentações que só vêm a incentivar cada vez mais os músicos da região. Foram dois meses de confecção até chegar ao resultado final.

A iniciativa da escultura é do artista Sandrinho do Acordeon e do seu pai, também sanfoneiro, Salvador Nunes. Ele é um dos responsáveis pelo incentivo à prática musical na cidade. Cada vez mais crianças e adolescentes tocam o instrumento, mantendo a tradição no município, que tem fama de possuir um grande número de tocadores.

O festival, totalmente gratuito, irá reunir artistas do Piauí, Pernambuco, Bahia, Ceará e Alagoas. “O objetivo é fortalecer a cultura local, dando continuidade na tradição da sanfona na cidade, fazendo jus ao título de Terra dos Sanfoneiros”, diz Sandrinho.

Ele, junto com o pai e um grupo de músicos, busca manter viva a prática entre crianças e jovens através de uma iniciativa simples. E assim, vem construindo um público que se acostumou a ver por suas ruas a musicalidade através de sanfonas, além de outros instrumentos. “Temos um projeto social Acordes do Campestre, escola de música e projeto social e educacional. Dom Inocêncio é considerada a terra do sanfoneiro e a ideia é deixar uma marca, fazer com que a cidade entre no calendário nacional de grandes eventos. “Para isso, resolvemos fazer a maior sanfona do mundo e estamos buscando levar para o Guinness Book”, diz Sandrinho.

Em 2000, pensando em incentivar as crianças a tocar algum instrumento, foi criado o projeto que só tem enchido de orgulho seus idealizadores. “Em 2004, comecei a tocar sanfona e eu fui estudar música no Pró-Arte, projeto desenvolvido pela Niède Guidon, da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham). Anos depois, fundamos o Acordes do Campestre, incentivando as crianças a tocar. Com esse trabalho, chegamos à mídia nacional e no programa do Luciano Huck. Ganhamos carro, mais de quarenta instrumentos e criamos extensões lá na Serra da Capivara. Acredito que tenham passado mais de mil pessoas por nosso projeto”.

E foi com o que aprendeu no Pró-Arte Fumdham, com ações socioeducativas para crianças e adolescentes, tendo como eixo norteador a educação ambiental, que foi plantada uma semente. E o que Sandrinho aprendeu, hoje, ajuda a levar para outros meninos e meninas que sonham com a música. Hoje, o Acordes do Campestre leva aulas de sanfona, zabumba, triângulo, violão, flauta doce, teoria musical, ajudando a transformar a realidade de jovens moradores de Dom Inocêncio. A sanfona, em forma de escultura, sob o sol forte da região, é um símbolo de resistência, fortalecendo ainda mais a certeza de que, onde a música toca, se mantém viva a arte.  (Por Liliane Pedrosa)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES