Festival Nacional de Violão será lançado nesta sexta em Teresina

Lançamento ocorrerá às 19h, no Palácio da Música

Festival de violão | Luciano Klaus
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O III Festival Nacional de Violão de Teresina ocorrerá no mês de agosto, mas quem quiser já saber de tudo, as novidades desta edição, é só ir ao lançamento da programação no próximo dia 14 de junho (sexta-feira), às 19h, no Palácio da Música.

Cristiano Braga, de Belo Horizonte, abrirá o evento. O violonista levará ao palco um recital especial intitulado ‘Paisagens do Violão Brasileiro’. O repertório é um panorama das possibilidades do violão brasileiro, que vai desde valsas de compositores como Quincas Laranjeiras, César Guerra-Peixe, Heitor Villa-Lobos, passando por peças mais atuais de Sérgio Assad, Marco Pereira, Paulo Rios Filho, entre outros.

Violonista Cristiano Braga (Foto: Luciano Klaus)

“O violão brasileiro fora do país é muito conhecido através do chorinho e samba, e com a diversidade desse instrumento, como novas possibilidades e técnicas expandidas, o público terá a chance de apreciar as músicas de grandes compositores”, diz Cristiano Braga, que é natural de Belo Horizonte.

Em 2000, participou da Ópera Sertão Sertões, integrando o octeto de violões em uma inédita formação orquestral, com a Orquestra Sinfônica do Estado de Minas Gerais. Entre os prêmios conquistados está o Concurso Nacional Villa Lobos 2009. Como concertista atuou nas principais salas de concerto de Minas Gerais. Fez dois concertos na Alemanha em 2018, e este ano, segue para tocar em Portugal, Alemanha, França, Espanha. É idealizador e diretor artístico do Festival de Violão da UFMA.

De 1 a 4 de agosto, a cidade receberá não só o talento dele, como de outros instrumentistas nacionais Um concurso escolherá os melhores violonistas do Brasil com premiação em dinheiro para o 1º, 2º e 3º lugares.

A III edição do Festival Nacional de Violão de Teresina pretende se fixar no calendário cultural em comemoração ao aniversário da capital piauiense. “O evento é feito por artistas e o público apreciador da música de qualidade. E nada melhor como presentear a cidade com um festival que vem se consagrando não só aqui, mas também se tornando uma referência para os violonistas de todo o Brasil”, diz Ravi Cordeiro, coordenador do festival.

Lembrando que a iniciativa é uma realização da Fundação de Apoio Cultural do Piauí (FUNDAPI), com apoio da Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC) e do Governo do Estado do Piauí, com o Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (SIEC).

O lançamento da III edição do Festival Nacional de Violão de Teresina acontece a partir das 19h, no Palácio da Música, que fica na Rua Santa Luzia, 1241, Centro-sul. A entrada é gratuita. (Por Liliane Pedrosa)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES