Filme “Turma da Mônica - Laços” traz referências dos quadrinhos

Vitor Cafaggi, um dos criadores da graphic novel que inspirou o filme, compartilha algumas delas

Turma da Mônica | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No live-action “Turma da Mônica – Laços”, filme da turminha que estreou no último dia 27 de junho nos cinemas nacionais, o Cascão também tem medo de água, o Cebolinha cria muitos planos infalíveis, a Mônica não larga o Sansão e a Magali não perde uma boa comilança. O longa-metragem foi inspirado na graphic novel “Laços”, dos irmãos Lu e Vitor Cafaggi, e faz diversas referências ao quadrinho criado por eles.

Muitas cenas e diálogos da HQ foram reproduzidos no filme, como o momento em que os quatro personagens estão no quarto do Cebolinha rascunhando um plano para procurar o Floquinho ou quando eles caem na floresta e apenas a Mônica, a Magali e o Cascão perdem os sapatos – essa também é uma brincadeira com os quadrinhos de Mauricio de Sousa, que desenha sapatos apenas para o Cebolinha.

Outra alusão às criações de Mauricio é quando a Mônica abre seu guarda-roupa e pega uma fantasia de ratinho cor de rosa. O adereço é uma referência ao primeiro filme da turminha, de 1982, “As Aventuras da Turma da Mônica – Um amor de ratinho”, em que a personagem vai à uma festa à fantasia usando o traje.

Na HQ, Vitor Cafaggi conta que ele e a irmã tiveram a ideia de vestir a Mônica de ratinho para compor uma cena em que todos os personagens usam fantasias. “O filme da década de 1980 foi o primeiro da Turma da Mônica e é muito nostálgico para nós”, revela o artista.

Além de muitas referências que Daniel Rezende, diretor do filme, aproveita da graphic novel dos Cafaggi, também há adaptações no roteiro do longa, como o desaparecimento do Floquinho. Na HQ, o cãozinho escapa pelo portão e na adaptação é levado pelo Homem do Saco.

Vitor Cafaggi conta que ele e a irmã se dividiram na produção de “Laços”. Ele escreveu e coloriu a maioria da trama e Lu Cafaggi criou as cenas de flashbacks, como as páginas que mostram o Cebolinha bebê ganhando o Floquinho. O filme não reproduz essas lembranças, mas faz menção em uma cena em que são mostradas fotos antigas de quando Cebolinha ganhou o cãozinho.

“Eu gosto de todas as adaptações feitas. Como o espaço da HQ é reduzido, nós centralizamos a trama nos quatro personagens. Já o filme conseguiu explorar atuações secundárias e ampliar a percepção do público. Tudo o que foi acrescentado só somou ao que eu e a Lu gostaríamos de apresentar na graphic novel”, conta Cafaggi.

“Turma da Mônica – Laços” é um romance gráfico publicado em 2013 pela Panini Comics como parte do projeto Graphic MSP, que traz releituras dos personagens da Turma da Mônica sob a visão de artistas brasileiros de diversos estilos. O livro já ganhou vários prêmios e agora serviu de inspiração para o primeiro filme da Turma da Mônica com atores de verdade.

O live-action "Turma da Mônica - Laços" é baseado na obra homônima lançada em 2013 pelos irmãos Vitor e Lu Cafaggi, que se tornou a graphic novel brasileira mais vendida do país.  O filme é uma produção da Biônica Filmes e Quintal Digital, em coprodução com a Maurício de Sousa Produções, Latina Estudio, Paris Entretenimento e Paramount Pictures. A distribuição é da Paris Filmes e Downtown Filmes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES