Funarte lança “Teatro Infantil” do piauiense Benjamim Santos

Obra será lançada no dia 21, no Sesc Caixeiral, em Parnaíba

Benjamim Santos | Leandro Castro
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) reuniu as onze peças infantis escritas por Benjamim Santos, um dos principais dramaturgos de uma geração que renovou o teatro para crianças no Brasil, na obra Teatro Infantil, que será lançada no dia 21 de maio, às 19h, no Sesc Caixeiral, em Parnaíba. O evento contará com a presença da cantora e compositora Bia Bedran.

Até 1970, com exceção de Maria Clara Machado e de algumas boas produções profissionais, o teatro para crianças não era levado muito a sério no Brasil. As montagens visavam sobretudo o lucro dos produtores e serviam de mero passatempo para crianças e suas babás. No início dos anos setenta, porém, com o aparecimento de vários incentivos dos órgãos públicos (concursos nacionais de dramaturgia; realização de festivais com prêmios em dinheiro; projetos municipais de teatro nas escolas), o teatro infantil no Rio de Janeiro começou a mudar. Apareceram novos autores, realmente dedicados a escrever para crianças, assim como surgiram grupos formados por produtores, atores e músicos.

Criou-se então um repertório que respeitava a inteligência do público mirim e que começou a atrair também a atenção dos pais, que passaram a ir ao teatro levando seus filhos. Entre os autores que participaram dessa virada – como a carioca Sylvia Orthof e o argentino Ilo Krugli – Benjamim Santos destacou-se como um dos maiores vencedores de prêmios concedidos pelo Serviço Nacional de Teatro, pela Fundação Teatro Guaíra e pela Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, inclusive vencendo o Troféu Mambembe, da Funarte, em 1977 e 1979, como Melhor Autor do Ano.

Segundo Benjamim Santos, em nenhum momento se confundiu teatro infantil com uma diminuição dessa forma de produção artística. “Não tinha apelação. Não se chamava as crianças para subir ao palco numa tentativa simplista de interação de atores e público. Não era exigida da criança uma participação forçada, mas esta deveria acontecer de forma livre, espontânea”, explica o autor.

Em sua obra para crianças, palavra, ação e poesia estão intimamente conectadas. Benjamim adaptou obras de autores clássicos, como Shakespeare e Alexandre Dumas, mas também romances da literatura nordestina de cordel e peças com roteiro original.

O livro Teatro Infantil tem orelha escrita por Bia Bedran, compositora e educadora, que trabalhou com o amigo “Benja” desde o início da carreira. Bia compôs a trilha que animava as aventuras vividas por personagens criados por ele, no programa infantil Por que sim, por que não, da TVE, no Rio de Janeiro. “Musicar aquelas lindezas poéticas foi um batismo mais do que especial”, ressalta Bia.

O prefácio é assinado por Weslley Fontenele, professor de Teatro e mestre em Artes Cênicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. “É no teatro para crianças que Benjamim Santos reconhece ter realizado seu trabalho artístico mais profundo”, afirma Weslley, que também foi curador de uma mostra sobre a obra do autor, realizada no Teatro Municipal de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Como apresentação das peças, o leitor encontra trechos de críticas publicadas no Jornal do Brasil, pela escritora Ana Maria Machado, grande entusiasta da obra de Benjamim. Um encarte de fotos dos espetáculos completa a obra editada pela Funarte.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES