Globo Livros lança O fantasma da mãe, novo romance de Gustavo Bernardo

Em obra ousada e inquietante, professor e escritor traça uma narrativa que pode ser lida como um “romance de fantasma” ou “romance de terror”

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Talvez a gente até sinta algum medo, mas nem sempre sentir medo é ruim: sentir medo pode ser bom, se nos ajudar a enfrentar a indesejada das gentes.

A Globo Livros lança O fantasma da mãe, novo livro de Gustavo Bernardo. Em seu décimo segundo romance, o professor e escritor traz uma inquietante história que se encaixaria como um "romance de fantasma" ou "romance de terror", mas essas classificações não dão conta da ousadia de Bernardo. A história da psicanalista Iracema e de seu paciente Pedro Rocha pode ser lida, ainda, como um "relato clínico". Ultrapassa, porém, não só as margens da psicanálise, mas da própria literatura.

Funcionário subalterno, como se define, e solteirão convicto, Rocha procura Iracema para que ela o ajude a lutar contra o fantasma materno. Amélia, a mãe morta, reaparece para o filho nos espelhos, despedaçando sua vida medíocre. "Dizem os hindus que a mente é uma carroça puxada por dez cavalos selvagens", recorda Iracema. De fato, a mente está repleta de memórias falsas, de próteses imaginárias, e muitas vezes a ficção se mostra mais real do que a própria realidade.

Mas o fantasma de Amélia salta para além dos espelhos. Já em seu velório, Rocha o vê entre os que a choram. O romance de Bernardo acompanha a terapia a que ele se submete. Com isso, o livro se expande não só para o campo do ensaio, mas da clínica e da poesia. A psicanalista Iracema dirige seu relato a certa "senhora" sem nome. A reviravolta em que essa estratégia lançará o leitor o levará a descobrir que, também ele, ao ler o livro de Bernardo, é engolido pela ficção.

Definindo-se como uma "psicanalista de subúrbio", Iracema nos leva a refletir sobre as dificuldades da sociedade para aceitar a ficção e os escritores. A literatura, nos mostra o autor, é muito mais do que uma história bem contada. É um salto no escuro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES