Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Inscrições abertas para Prêmio Residência de Criação em Artes Visuais

E o objetivo é exatamente estimular a criação dos artistas, convidando-os a uma pesquisa temática interessante

Inscrições abertas para Prêmio Residência de Criação em Artes Visuais
| Divulgação
Compartilhe
Google Whatsapp


O Prêmio Residência de Criação em Artes Visuais de Teresina chega a sua quarta edição. A iniciativa, que se consolidou como uma política pública de artes visuais, é mantida pela Prefeitura de Teresina, através da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, e busca integrar o segmento na revitalização do centro de Teresina, com ações desenvolvidas a partir do Mercado Velho. Aliás, este prédio, que conta muito da cidade, além do Centro Histórico da capital, serão tema deste ano.

E o objetivo é exatamente estimular a criação dos artistas, convidando-os a uma pesquisa temática interessante. “Os artistas visuais, sejam eles pintores, desenhistas, escultores, fotógrafos, videoartistas, são convidados a reconhecer a importância e complexidade histórica, antropológica e estética que o Mercado Velho e entorno já trazem em si mesmo, e dar sua resposta em forma de obras com um viés original”, conta Guga Carvalho, coordenador de artes visuais da FCMC.

Segundo ele, o prêmio vem se consolidando tanto internamente, quanto nacionalmente e um dos indicadores mais importantes de uma premiação, não é o dinheiro, mas as condições de desenvolvimento do potencial criativo e o amadurecimento da poética individual, assim como a inserção do seu trabalho em um circuito maior. E a grande maioria dos que foram premiados nos anos anteriores deu um certo salto qualitativo em sua carreira. “Foi algo substantivo, se não para todos, para muitos. O perfil é envolver o jovem artista com espírito mais empreendedor, artista com projeto, portfólio, que quer saber do circuito das artes brasileiras, do Nordeste, do Brasil e do mundo.

Jovens querendo desenvolver estratégias de carreira. Esses novos artistas, que estão surgindo em Teresina, estavam sem uma politica para eles. E a intenção é contemplar esses artistas inquietos e antenados”, justifica Guga.

Xico Chaves, diretor de Artes Visuais da Funarte é um entusiasta do edital e destacou sua importância. “No Centro de Artes Visuais da FUNARTE temos tido a oportunidade de acompanhar as residências no circuito de várias cidades, e o amadurecimento poético e profissional dos artistas. É bacana saber que a Fundação Cultural Monsenhor Chaves de Teresina vem desenvolvendo uma política cultural para a área, baseada em dados culturais concretos, em formatos que dão resultado para os artistas. Realmente, e não somente manchetes vagas de jornais, sobre premiações, que no fundo, pouco dinamizam a carreira dos criadores hoje em dia”.

As inscrições são gratuitas, somente recebidas de forma on-line. Lembrando que elas tiveram início no dia 10 de abril e se encerrando às 11h59 do dia 1º de maio de 2019, e a premiação é no valor de sete mil reais. Mais informações como se inscrever e outros detalhes, baixe o edital completo na http//fcmc.teresina.pi.gov.br   

Por Liliane Pedrosa


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto