Inscrições abertas para Prêmio Residência de Criação em Artes Visuais

E o objetivo é exatamente estimular a criação dos artistas, convidando-os a uma pesquisa temática interessante

| Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Prêmio Residência de Criação em Artes Visuais de Teresina chega a sua quarta edição. A iniciativa, que se consolidou como uma política pública de artes visuais, é mantida pela Prefeitura de Teresina, através da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, e busca integrar o segmento na revitalização do centro de Teresina, com ações desenvolvidas a partir do Mercado Velho. Aliás, este prédio, que conta muito da cidade, além do Centro Histórico da capital, serão tema deste ano.

E o objetivo é exatamente estimular a criação dos artistas, convidando-os a uma pesquisa temática interessante. “Os artistas visuais, sejam eles pintores, desenhistas, escultores, fotógrafos, videoartistas, são convidados a reconhecer a importância e complexidade histórica, antropológica e estética que o Mercado Velho e entorno já trazem em si mesmo, e dar sua resposta em forma de obras com um viés original”, conta Guga Carvalho, coordenador de artes visuais da FCMC.

Segundo ele, o prêmio vem se consolidando tanto internamente, quanto nacionalmente e um dos indicadores mais importantes de uma premiação, não é o dinheiro, mas as condições de desenvolvimento do potencial criativo e o amadurecimento da poética individual, assim como a inserção do seu trabalho em um circuito maior. E a grande maioria dos que foram premiados nos anos anteriores deu um certo salto qualitativo em sua carreira. “Foi algo substantivo, se não para todos, para muitos. O perfil é envolver o jovem artista com espírito mais empreendedor, artista com projeto, portfólio, que quer saber do circuito das artes brasileiras, do Nordeste, do Brasil e do mundo.

Jovens querendo desenvolver estratégias de carreira. Esses novos artistas, que estão surgindo em Teresina, estavam sem uma politica para eles. E a intenção é contemplar esses artistas inquietos e antenados”, justifica Guga.

Xico Chaves, diretor de Artes Visuais da Funarte é um entusiasta do edital e destacou sua importância. “No Centro de Artes Visuais da FUNARTE temos tido a oportunidade de acompanhar as residências no circuito de várias cidades, e o amadurecimento poético e profissional dos artistas. É bacana saber que a Fundação Cultural Monsenhor Chaves de Teresina vem desenvolvendo uma política cultural para a área, baseada em dados culturais concretos, em formatos que dão resultado para os artistas. Realmente, e não somente manchetes vagas de jornais, sobre premiações, que no fundo, pouco dinamizam a carreira dos criadores hoje em dia”.

As inscrições são gratuitas, somente recebidas de forma on-line. Lembrando que elas tiveram início no dia 10 de abril e se encerrando às 11h59 do dia 1º de maio de 2019, e a premiação é no valor de sete mil reais. Mais informações como se inscrever e outros detalhes, baixe o edital completo na http//fcmc.teresina.pi.gov.br   

Por Liliane Pedrosa



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES