Iphan-PI reinaugura Museu Cristo Rei, em Teresina

Museu será aberto à visitação pública nesta sexta

Museu Cristo Rei | Divlgação Iphan
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cadastrado como Instituição de Guarda e Pesquisa de Bens Arqueológicos, o Museu Dom Avelar Brandão Vilela – Museu Cristo Rei – está de cara nova. A reinauguração ocorreu nesta quinta, 5. As mudanças incluem nova pintura, troca do piso e das instalações hidráulica e elétrica, além da criação de novos ambientes, como reserva técnica, laboratório, biblioteca, auditório e lanchonete. A partir desta sexta, 6, o Museu será aberto ao público para visitação.

Com a reforma, o Estado do Piauí terá mais uma instituição voltada à proteção do Patrimônio Cultural Brasileiro. Funcionará no prédio um museu para visitação, laboratório para pesquisas arqueológicas, biblioteca, além de espaços destinados a programas sociais e educacionais, como aulas de música e de computação.

O Museu Cristo Rei, localizado à Rua Poeta Domingos Fonseca, Bairro Cristo Rei , é cadastrado pelo Iphan como Instituição de Endosso, ou seja, é responsável por manter e receber acervos arqueológicos. É, portanto, fundamental para dar suporte à pesquisa arqueológica e acadêmica. Esse apoio institucional é um requisito necessário para a aprovação de qualquer projeto de pesquisa arqueológica que preveja intervenções em campo, seja no âmbito acadêmico ou no licenciamento ambiental.

A restauração é resultado de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Iphan e a empresa Queiroz Galvão Energia, em 2017, em função do processo de licenciamento ambiental para a instalação do Complexo Eólico Caldeirão Grande, no município de Caldeirão Grande do Piauí (PI). Como medida compensatória, além da reforma, a empresa foi indicada a realizar ações de educação patrimonial e projeto de recadastramento de sítios arqueológicos no Estado. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES