Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Iphan-PI reinaugura Museu Cristo Rei, em Teresina

Museu será aberto à visitação pública nesta sexta

Iphan-PI reinaugura Museu Cristo Rei, em Teresina
Museu Cristo Rei | Divulgação Iphan
Compartilhe
Google Whatsapp

Cadastrado como Instituição de Guarda e Pesquisa de Bens Arqueológicos, o Museu Dom Avelar Brandão Vilela – Museu Cristo Rei – está de cara nova. A reinauguração ocorreu nesta quinta, 5. As mudanças incluem nova pintura, troca do piso e das instalações hidráulica e elétrica, além da criação de novos ambientes, como reserva técnica, laboratório, biblioteca, auditório e lanchonete. A partir desta sexta, 6, o Museu será aberto ao público para visitação.

Com a reforma, o Estado do Piauí terá mais uma instituição voltada à proteção do Patrimônio Cultural Brasileiro. Funcionará no prédio um museu para visitação, laboratório para pesquisas arqueológicas, biblioteca, além de espaços destinados a programas sociais e educacionais, como aulas de música e de computação.

O Museu Cristo Rei, localizado à Rua Poeta Domingos Fonseca, Bairro Cristo Rei , é cadastrado pelo Iphan como Instituição de Endosso, ou seja, é responsável por manter e receber acervos arqueológicos. É, portanto, fundamental para dar suporte à pesquisa arqueológica e acadêmica. Esse apoio institucional é um requisito necessário para a aprovação de qualquer projeto de pesquisa arqueológica que preveja intervenções em campo, seja no âmbito acadêmico ou no licenciamento ambiental.

A restauração é resultado de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Iphan e a empresa Queiroz Galvão Energia, em 2017, em função do processo de licenciamento ambiental para a instalação do Complexo Eólico Caldeirão Grande, no município de Caldeirão Grande do Piauí (PI). Como medida compensatória, além da reforma, a empresa foi indicada a realizar ações de educação patrimonial e projeto de recadastramento de sítios arqueológicos no Estado. 


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×