Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Itaú Cultural estreia programa com grandes artistas no Camarim em Cena

José Celso Martinez Corrêa, Grace Passô, Laura Cardoso, Renato Borghi, Angela RoRo e Tadashi Endo são alguns dos nomes da programação, que coloca semanalmente no ar encontros gravados ao longo

Itaú Cultural estreia programa com grandes artistas no Camarim em Cena
Maria Alice Vergueiro | Christina Ruffato
Compartilhe
Google Whatsapp
Siga-nos

O Itaú Cultural estreia no dia 9 de maio (sábado), às 14h,em seu site (www.itaucultural.org.br),Camarim em Cena, uma série de 16 entrevistas gravadas com personalidades do teatro, da dança, do circo e da música sobre o ofício dos atuadores, em diálogo aberto sobre suas formações e processos criativos.Realizadas entre 2016 e 2019, no Itaú Cultural, em São Paulo, com a presença de público, as conversas são divididas em quatro temporadas de quatro episódios, a cada sábado,com novas histórias e memórias de artistas que integram a cultura brasileira e internacional. A série foi exibida inicialmente no Canal Curta! e agora ganha as plataformas digitais da instituição.

Seguindo a proposta inicial da programação, voltada às mulheres do universo das artes cênicas, a primeira temporada do Camarim em Cena reúne entrevistas com quatro atrizes de diferentes gerações e que são referência no teatro brasileiro. São elas: Maria Alice Vergueiro, Bete Coelho, Cleide Queiroz e Teuda Bara (confira abaixo as datas de exibição e os artistas de cada episódio).

A estreia, no dia 9 de maio, traz Maria Alice Vergueiro,um dos principais nomes do teatro nacional. Ela foi a primeira convidada do Camarim, realizado presencialmente e gravado em 2016 na instituição. Conhecida como dama do underground do teatro paulistano – e pelos mais novos como a atriz do curta-metragem Tapa na Pantera, que viralizou naquele ano –, Maria Alice Vergueiro fala sobre destaques da sua trajetória.

Com mediação do crítico teatral Jefferson Del Rios e participação de Luciano Chirolli, neste episódio a atriz – atualmente com 86 anos – fala de sua estreia nos palcos, em 1962, com a peça A Mandrágora, sob a direção de Augusto Boal. Nesse caminho, que passa por momentos importantes do teatro do país, participou de produções do Teatro Oficina, do Grupo Pândega de Teatro e do Teatro do Ornitorrinco, do qual foi uma das fundadoras nos anos de 1970.

O episódio vai ao ar no dia 16 de maio com Bete Coelho. A mediadora é a fotógrafa de teatro Lenise Pinheiro e a atriz mineira de Belo Horizonte fala da sua atuação no teatro, que começou aos 10 anos de idade. Integrante da geração dos anos de 1980, ela trocou Minas Gerais por São Paulo para trabalhar com o diretor Antunes Filho (1929-2019), e sob sua direção atuou nos espetáculos Macunaíma, Nelson Rodrigues II e Romeu e Julieta. No encontro, Bete fala também sobre os trabalhos que fez sob a direção de Gerald Thomas na Companhia de Ópera Seca, nos premiados Carmem com Filtro, Fim de Jogo e Graal.

Experiências

A convidada do episódio do dia 23 de maio é Cleide Queiroz, atriz com mais de meio século de trajetória, iniciada em 1969, quando fez sua estreia profissional com a Cia. Paulo Autran, no espetáculo Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, sob a direção de Silnei Siqueira. Protagonista, entre outros, do espetáculo Palavra de Stela, no qual vive a poeta Stela do Patrocínio, a atriz conversa com o crítico teatral Valmir Santos sobre a relação pessoal que tem com a temática da peça, por ser uma mulher negra e, da mesma forma que Stela – que viveu parte de sua vida em um manicômio –, por ter acompanhado de perto quando era adolescente a internação da mãe por esquizofrenia.

Indicada, em 2001, ao Prêmio Shell de Melhor Atriz pelo espetáculo Gota D’Água, dirigido por Gabriel Villela, Cleide relembra a sua participação em diversos espetáculos, como O Poeta da Vila e A Falecida, e a sua atuação além dos palcos, na televisão e no cinema.

No dia 30, o programa final da primeira temporada do Camarim em Cena traz a conversa com Teuda Bara. No encontro, também mediado por Valmir Santos, esta outra mineira de Belo Horizonte aborda diversos temas, como a sua formação teatral, fora dos cursos formais na área. Ela abandonou a graduação de ciências sociais na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e iniciou diretamente o seu trabalho nas artes cênicas com o diretor Eid Ribeiro.

Teuda trabalhou, em São Paulo, com José Celso Martinez Corrêa, mas foi em Minas Gerais que, em 1982, criou o que viria a ser o Grupo Galpão, coletivo reconhecido internacionalmente por seu trabalho de teatro de rua. Sua atuação na arte da representação também não é restrita ao teatro. Na TV, fez participações em novelas e no cinema integrou o elenco de filmes como O Palhaço, dirigido por Selton Mello

Mais informações sobre as convidadas desta temporada do Camarim em Cena podem ser acessadas nos verbetes da Enciclopédia Itaú Cultural sobre Maria Alice Vergueiro, Bete Coelho, Cleide Queiroz e Teuda Bara:

Temporadas

Sempre com novos episódios, o Camarim em Cena segue com mais três temporadas ininterruptas, com estreias uma vez por semana, até agosto.

Os quatro episódios da segunda temporada, que entra no ar em junho, ampliam a conversa para além do teatro e dos palcos, recebendo também nomes referenciais da dança e da formação teatral acadêmica. Ao longo desse mês, as conversas são com a bailarina e coreógrafa Angel Viana, pioneira da dança contemporânea no Brasil, o ator paraense Cacá Carvalho, cuja trajetória é entrelaçada à formação de jovens atores, a atriz e diretora mineira Yara de Novaes, fundadora do Grupo 3 de Teatro, ao lado de Débora Falabella e Gabriel Paiva, e o diretor, professor e ator Antonio Januzelli (Janô), um dos nomes mais importantes, na atualidade, da formação teatral em São Paulo.

Julho também é marcado pela diversidade de segmentos. Abre com a atriz, diretora e professora Denise Weinberg, fundadora do Grupo TAPA e premiada no teatro e no cinema. Segue, na semana seguinte, com o bailarino japonês Tadashi Endo, principal nome do Butoh no mundo. Nas demais, as conversas que vão ao ar são com Renato Borghi, um dos maiores nomes do teatro brasileiro, fundador do Teatro Oficina, em São Paulo, ao lado de José Celso Martinez Corrêa, e a cantora Angela RoRo, única convidada do universo da música no programa.

A última temporada online do Camarim, em agosto, estreia com uma conversa com Laura Cardoso, grande estrela das artes cênicas brasileiras, que se define como uma operária da arte. O circo também marca presença na série com a entrevista do ator Fernando Sampaio, fundador, ao lado de Domingos Montagner (1962-2016), da Cia LaMínima de Circo e Teatro. O penúltimo episódio é com Grace Passô, atriz, diretora e dramaturga mineira cuja trajetória marcante no teatro brasileiro acumula premiações. O encerramento da série traz uma edição especial com José Celso Martinez Corrêa. Esta foi uma ocasião inédita em que a equipe do Itaú Cultural deixou a estrutura da organização para realizar o Camarim em Cena no palco do diretor,a sede do Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona, em São Paulo.

TEMPORADA 1

9 de maio

Maria Alice Vergueiro. Mediação: Jefferson Del Rios e Luciano Chirolli

16 de maio

Bete Coelho. Mediação: Lenise Pinheiro

23 de maio

Cleide Queiroz. Mediação: Valmir Santos

30 de maio

TeudaBara. Mediação: Valmir Santos

TEMPORADA 2

6 dejunho

Angel Vianna. Mediação: Ana Francisca Ponzio

13  de junho

Cacá Carvalho.Mediação:Beth Néspoli

20 de junho

Yara de Novaes. Mediação:Maria Eugênia de Menezes

27 de junho

AntonioJanô. Mediação:Beth Néspoli

TEMPORADA 3

4 de julho

Denise Weinberg. Mediação:Beth Néspoli

11 de julho

TadashiEndo. Mediação:Márcia Abos

18 de julho

Renato Borghi. Mediação:Valmir Santos

25 de julho

Angela RoRo. Mediação: Jotabê Medeiros

TEMPORADA 4

1 de agosto

Laura Cardoso. Mediação:José Cetra Filho

8 de agosto

Fernando Sampaio. Mediação:Valmir Santos

15 de agosto

Grace Passô. Mediação: Beth Néspoli

22 de agosto

José Celso Martinez Corrêa. Mediação:Nelson de Sá

SERVIÇO:

Camarim em Cena

Online em www.itaucultural.org.br

Dia 9 de maio (sábado), a partir das 14h


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp
Siga-nos

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar