Itaú Cultural lamenta a morte de Sérgio Sant´anna

Vencedor de três prêmios Jabuti e da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), Sérgio Sant’Anna também foi indicado diversas vezes para a final do Oceanos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O patrimônio cultural brasileiro acaba de perder mais de um de seus grandes criadores, o escritor Sérgio Sant’Anna, mestre da palavra, contista, romancista, poeta e professor, que tão bem analisava e traduzia a alma humana. “O Itaú Cultural lamenta profundamente a morte de Sant’Anna, um dos maiores escritores brasileiros contemporâneos, autor de uma extraordinária obra marcada por uma linguagem transgressiva e experimental”, diz Eduardo Saron, diretor da instituição.

“Nos entristece, ainda, perdê-lo como mais uma vítima dessa pandemia que assola o mundo e se torna cada vez mais grave no país, levando brasileiros fundamentais na construção de nossa cultura e tantos outros de todas as classes, tamanhos, gêneros e matizes. É um período de pesar constante”, completa Saron.

Vencedor de três prêmios Jabuti e da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), Sérgio Sant’Anna também foi indicado diversas vezes para a final do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa. Em 50 anos de carreira, assinou mais de 20 livros seminais, destacando-se como como contista, mas que também enveredou para o romance e a dramaturgia.

A memória audiovisual da instituição preserva alguns momentos de Sérgio Sant'Anna, entre eles o podcast Escritores-Leitores, onde o escritor analisa a criação de seus personagens, e um verbete na Enciclopédia Itaú Cultural. O instituto coloca à disposição em www.itaucultural.org.br todo o material produzido com este autor que, se por um lado deixa um vazio, por outro, deixa um grande legado para a cultura brasileira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES