João Gomes e Banda de Pífanos de Caruaru estrelam homenagem a São João

A canção “Se Aprochegue São João” foi interpretada pelos artistas, conectando tradição e modernidade, como forma de celebrar a principal data comemorativa da região.

João Gomes | Dodô Villar
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a chegada da época mais esperada do ano pelos nordestinos, o São João, várias cidades e seus moradores dão início aos preparativos para a festança. Sabendo da relevância da data para a região, uma marca de perfumaria e cosméticos lançou uma campanha especial para celebrar o povo nordestino e a cultura local. A música já tradicional da marca nas campanhas dessa época do ano, “Se aprochegue São João”, deixa ser apenas uma trilha e ganha gravação e videoclipe inéditos e exclusivos, na voz do cantor pernambucano João Gomes em parceria com a Banda de Pífanos de Caruaru, com lançamento nas redes sociais e divulgação em TV aberta para a população nordestina.

(Foto: Dodô Villar)Este ano, “Se aprochegue São João” é interpretada por dois nomes de diferentes gerações que conectam a tradição do São João nordestino, representado pela Banda de Pífanos de Caruaru, à modernidade de João Gomes. Com 99 anos de história, fundada em Alagoas, a Banda de Pífanos é um dos grupos mais antigos em atividade do Brasil, já tendo conquistado o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras, em 2004. Já João Gomes, com apenas 20 anos de idade, alcançou o topo das paradas brasileiras, sendo o primeiro cantor de piseiro a se apresentar em um dos maiores festivais de música do mundo, o Rock in Rio. Os artistas comemoram esse momento unindo gerações e misturando o pifeiro com o piseiro em uma versão atualizada do hino de São João da marca.

João Gomes diz que estar nessa festa é especial e reforça a importância de honrar a cultura que veio antes dele e deu origem a tudo. “Essas foram as pessoas mais importantes, as que deixaram os caminhos abertos para nós, jovens artistas nordestinos. Nos meus shows, eu canto umas três músicas de Alceu Valença, por exemplo, no futuro pode ser que alguém cante uma música minha, porque isso pode agregar no trabalho de outra pessoa e é assim que fazemos com a cultura vá além do seu tempo”, completa.

(Foto: Dodô Villar)

Já José Biano,  filho de Sebastião Biano, um dos membros da formação original da Banda de Pífanos, essa é uma oportunidade única para mostrar o quanto a música popular brasileira ainda está viva e forte. “É bastante sofisticado pensarmos nesse casamento da tradição com a modernidade, o quanto esse movimento revela a efervescência da música nordestina. Conhecer e dividir essa experiência com os novos cantores é perceber que o piseiro e pifeiro não vai morrer, tem gente boa olhando e valorizando a nossa história. Quando os dois ritmos se encontram, é uma explosão de São João”, completa.

Para Jacqueline Tobaru, diretora de Marketing Regional da marca, esta é a oportunidade ideal para a marca se “aprochegar” aos seus consumidores. “Em 2023, trazemos em destaque um elemento universal de São João, a música, unindo a interpretação tradicional à moderna, em uma versão especial de ‘Se aprochegue São João’. Por meio de ações como esta, especiais para o nordeste, a marca solidifica, ainda mais, a sua conexão com os consumidores da região”, afirma a executiva, lembrando que a música estará acessível nos perfis da marca nas redes sociais e na plataforma Sua Música, reconhecida por dar visibilidade a artistas nordestinos.

(Foto: Dodô Villar)Desde 2017, a marca realiza campanhas especiais para o período de festas juninas com o objetivo de homenagear os nordestinos, sua cultura, reconhecendo a importância da data e estabelecendo um pilar de conexão com o Nordeste.  A canção de São João já foi interpretada por Dorgival Dantas, Solange Almeida, Elba Ramalho e Matheus Fernandes e ganha seu primeiro videoclipe com João Gomes e a Banda de Pífanos.  Durante a pandemia, sem as comemorações presenciais, o Boticário promoveu live com Gil do Vigor e Solange Almeida que trouxe uma ação social para apoiar profissionais nordestinos envolvidos na festividade que tiveram cerca de 40% da renda comprometida pelo período de isolamento.

Videoclipe exclusivo de lançamento “se Aprochegue São João”

O clipe celebra a chegada do São João, data mágica, principalmente na região nordeste, trazendo alegria e emoção para a população. Em sua narrativa, a marca e João Gomes convidam a todos que se “aprocheguem”, celebrem e se orgulhem de sua cultura e tradição, tão ricas e diversas. Para tanto, a Banda de Pífanos aparece retomando os festejos passados, cheios de amor e poesia.

O vídeo mostra João Gomes andando pelas ruas decoradas para o São João em uma cidadezinha do interior. Ele é atraído pelo som do pífano, que o conduz e traz aos poucos a magia da festa, representado pelo acendimento das luzes, bandeirolas, e a tradicional fogueira. O clipe tem o seu ápice no encontro emocionante entre os artistas, que tocam e cantam em um típico São João do interior, feito nas casas e nos quintais das famílias nordestinas.

Ficha técnica do vídeo clipe: Produtora de vídeo: Macaco Gordo; Atendimento Produtora: Cau Meirelles; Diretor: Mateus Viana; Assistente de direção: Agnes Cajaíba; Diretor de Fotografia: Marcelo Brito; Coordenação de produção: Marzio Lacerda; Produção Base: Yasmina Sestelo; Produção Tráfego: Polly Prosa; Diretor de Arte: Marcelo Magalhães; Produção moda: Supernova; Make: Rafa Jones; Produção: Robinho / Carla Cervino; Elenco: Grupo Bando Ficha técnica da Música: Produção musical, arranjo e mixagem: Back2back Produções Sonoras; Programações: Back2back Produções Sonoras; Sanfonas: Yacoce Simões; Voz: João Gomes; Percussão e pífanos: Banda de Pífanos de Caruaru. Ficha técnica da Campanha: Cliente: O Boticário; Marketing Regional: Rafael Marconi, Jacqueline Tobaru, Silvia Fernandes, Aroana Machado, Diego Meneses, Franchesco Calzolaio; Agência: Ideia 3; Título: Se aprochegue, é São João; Direção de Criação: Wilton Oliveira; Redação: Luriana Moraes; Direção de Arte: Paulo Germano, Victor Fernandes; RTVC: Rafael Picón; Atendimento: Hanne Rischard, Janaina Lanes, Mila Leony, Julyanna Santos; Planejamento: Renata Schubach, Jô Barros; Mídia: Eder Galindo, Moisés Silva, Rodrigo Stabolito, Leandro Cabral, Lorena Silva, Juliana Azoubel.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES