Jornalista Gonçalo Junior publica biografia do Bandido da Luz Vermelha

“Famigerado!” desfaz o mito do assaltante sedutor e revela a crueldade de um criminoso que aterrorizou os milionários de São Paulo na década de 1960

Capa do livro | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Esqueça tudo que você sabe ou ouviu falar sobre João Acácio Pereira da Costa, o Bandido da Luz Vermelha. Longe de ser um criminoso que seduzia mulheres e desdenhava do sistema e da elite, ele era um psicopata capaz de cometer as mais terríveis crueldades com suas vítimas indefesas, sob a mira de sua lanterna e um revólver calibre 38. Nesse relato fascinante e nada glamoroso, fruto da consulta de quase 23 mil páginas dos 88 processos que correram contra João Acácio e o levaram a 351 anos de prisão, três dezenas de entrevistas e consultas a laudos psiquiátricos, "Famigerado! - A história de Luz Vermelha, o bandido que aterrorizou São Paulo na década de 1960", de Gonçalo Junior, apresenta o relato definitivo sobre um dos mais famosos criminosos da crônica policial brasileira de todos os tempos.

Gonçalo explica que é difícil precisar o número de crimes cometidos por João Acácio, desde a violenta infância, vivida nas ruas de Joinville (SC), até sua prisão, no começo da noite do dia 7 de agosto de 1967, em Curitiba. Certeza mesmo, só que ele assaltou mais de uma centena e meia de mansões na capital paulista, entre março de 1966 e agosto do ano seguinte. Como deu a entender seu advogado de defesa, Roberto Von Haydin, em depoimento para o livro, João Acácio praticou crimes graves que ficaram de fora das investigações da polícia por motivos que ele não quis revelar. Provavelmente, assassinatos e estupros.

"Nada na história a seguir foi forjado, inventado, criado, imaginado ou romanceado", diz o autor. "Tudo nesta biografia segue com o máximo de fidelidade dos processos que correram contra João Acácio no Fórum Criminal de São Paulo, entre 1967 e 1975, além das reportagens, artigos e editoriais publicados em jornais e revistas ao longo de 35 anos, entre 1963 e 1998". Ele também entrevistou algumas pessoas que, de modos diferentes, tiveram contato direto com o assaltante na época em que ele cometeu seus crimes ou estava na prisão.

Um dos destaques da obra é a entrevista que o autor fez com a bióloga Ingrid Yazbek Assad, que levou um tiro a um centímetro do coração, dado por João Acácio quando tentava estuprá-la. Ela reagiu e sobreviveu por milagre. Depois de cinco anos de negativas, ela resolveu quebrar o silêncio de 49 anos e contar o que aconteceu naquela trágica madrugada. É um relato tão assustador que acabou por abrir o livro. "Não restam dúvidas que ele foi um psicopata, adorava subjugar suas vítimas e tinha enorme satisfação em fazer isso", afirma Gonçalo.

O BANDIDO EM NÚMEROS

JOINVILLE

• Atuou a partir dos 7 anos de idade (1949) e depois aos 22 (1971)

• Cometeu entre seis e oito assassinatos, além de furtos e assaltos à mão armada

RIO DE JANEIRO

• Atuou entre novembro de 1965 e janeiro de 1966

• Furtou entre 40 e 50 carros

SÃO PAULO

• Atuou entre novembro de 1964 e agosto de 1967

• Cometeu aproximadamente 154 roubos e assaltos a residências e uma centena de estupros

• Matou entre seis e 10 pessoas

PENAS

Suas condenações totalizaram 351 anos

O BANDIDO EM NÚMEROS

JOINVILLE

• Atuou a partir dos 7 anos de idade (1949) e depois aos 22 (1971)

• Cometeu entre seis e oito assassinatos, além de furtos e assaltos à mão armada

RIO DE JANEIRO

• Atuou entre novembro de 1965 e janeiro de 1966

• Furtou entre 40 e 50 carros

SÃO PAULO

• Atuou entre novembro de 1964 e agosto de 1967

• Cometeu aproximadamente 154 roubos e assaltos a residências e uma centena de estupros

• Matou entre seis e 10 pessoas

PENAS

Suas condenações totalizaram 351 anos

Famigerado! é o relato impressionante e revelador de uma das mentes mais assustadoras e cruéis da história criminal brasileira. Um relato que vai deixar o leitor atordoado.

Do prefácio de Gil Gomes

Gonçalo Junior dedicou-se a um relato minucioso dos crimes de João Acácio. As barbaridades se sucedem: roubos, agressões, estupros, facadas, tiros. Ele era um Jekyll & Hide, simpático e alegre num instante, sádico e violento no seguinte. Qualquer resquício de simpatia que um leitor possa ter pela figura de um bandido lendário desaparece ao ler a descrição dos delitos.

Da apresentação de André Barcinski

A fúria e a violência do Bandido da Luz Vermelha mataram todo o romantismo que havia em São Paulo até aquela época. Depois dele, a cidade nunca mais foi a mesma.

Ieda Falzoni, 86 anos, moradora do Jardim América, em agosto de 2013

Senhores telespectadores, estamos diante do Monstro da Luz Vermelha! É este o homem que estava aterrorizando São Paulo. Vamos, meu amigo, erga a cabeça. Você precisa ter coragem de enfrentar esta cidade que você mesmo amedrontou.

Repórter da TV Tupi, na noite de 9 de agosto de 1967

Ele trouxe desassossego à cidade que mais cresce no mundo; atemorizou nossa população; principalmente moradores de bairros grã-finos, implantou o terror. Procurou tornar-se um Deus: o Deus do mal. Atraiu atenção do país inteiro.

O Estado de S. Paulo, 12 de agosto de 1967

SOBRE O AUTOR:

Gonçalo Junior é jornalista. Trabalhou nos jornais Gazeta Mercantil e Diário de S. Paulo. Foi editor das revistas Personnalité (Trip) e Brasileiros. Colaborou em Playboy, Trip, Entrelivros, Bravo!, MAG, Nossa História e no jornal Folha de S. Paulo. É autor dos livros: E Benício criou a Mulher e O Homem-Abril (Opera Graphica); A Guerra dos Gibis (Companhia das Letras); Enciclopédia dos Monstros (Ediouro); Alceu Penna e as Garotas do Brasil (Manole); Maria Erótica e A Morte do Grilo (Peixe Grande); Quem Samba tem Alegria (Civilização Brasileira); É uma Pena não Viver (Planeta); Eu Não Sou Lixo, Subversão Pelo Prazer, Pra que Mentir?, Visionário dos Quadrinhos e O Deus da Sacanagem (Noir).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES