JUNTA Festival Internacional abre vagas para residências artísticas

A residência Bomber Crew propõe falar da metodologia da Original Bomber Crew, uma das crews mais antigas de Teresina

JUNTA Festival Internacional de Dança | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A 5ª edição do JUNTA - Festival Internacional de Dança será realizada no período de 14 a 17 de novembro, em Teresina (PI). Além de parte da programação gratuita, o JUNTA oferece residências abertas ao público com artistas que apresentarão espetáculos durante o festival.

A House of Amu’a, do Distrito Federal, vai apresentar uma Batalha de Vogue com os participantes da oficina de voguing. E o grupo piauiense Original Bomber Crew propõe uma cocriação com os seus residentes, que resultará na ação de rua Suspeito.

As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de novembro. Serão preenchidas 15 vagas para cada residência, por ordem de inscrição. A residência Bomber Crew será ministrada nos dias 11, 12 e 13 de novembro, na Escola Técnica Estadual de Teatro Gomes Campos, e a oficina de voguing nos dias 14 e 15 de novembro, na Escola Estadual de Dança Lenir Argento.

A oficina de voguing abordará aspectos teóricos e práticos da cultura ballroom, integrando a história das primeiras casas de voguing com as pessoas pioneiras nessa construção. Enquanto estética de dança, passará por seis elementos: hands performance, catwalk, duckwalk, floor performance, spin e dip. No decorrer da residência será trabalhada uma coreografia para melhor compreensão desses elementos, bem como a introdução da personalidade e da criatividade de cada um em sua performance. Durante a Batalha de Vogue (ou Mini-Ball), os integrantes da oficina poderão explorar com maior dinamicidade o que for estudado na oficina.

A residência Bomber Crew propõe falar da metodologia da Original Bomber Crew, uma das crews mais antigas de Teresina ainda em atuação. “Vamos falar das maneiras de criação que a Original Bomber Crew desenvolve a partir da ideia do flavour, do feeling e do flow, que são bases para um BBoy e uma BGirl criarem seus personagens, seus movimentos de dança”, explica Allexandre Santos, integrante do grupo.

Ao final da residência, será proposta uma ação de rua, a ação de rua Suspeito, com performance dos artistas da Original Bomber Crew e dos participantes da residência. O espetáculo trata de corpos marginalizados na sociedade, corpos “suspeitos”. “A ideia é trazer o cotidiano do jovem brasileiro de periferia e desses lugares ‘estranhos’. É uma forma de questionar isso e trazer outra relação com as pessoas, de como elas se veem pela sua cor, pelo gênero ou seu estilo de roupa”, comenta Allexandre Santos.

Para César Costa, criador e intérprete do trabalho, Suspeito “é uma pesquisa que investiga justamente o estereótipo do corpo suspeito, o que ele pode representar. Acredito que essa residência será também uma abertura para novos materiais sobre isso”. Inscrições no http://www.juntafestival.com.br/19/news/)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES