Livro Mulheres de Cinema, de Karla Holanda, será lançado em Teresina

O lançamento conta com parceria da Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Monsenhor Chaves, e visa ampliar as discussões sobre a produção audiovisual e a participação da mulher.

Cineasta Karla Holanda | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresina recebe, no próximo dia 23, o lançamento do livro “Mulheres de Cinema” de organização de Karla Holanda, diretora do filme Kátia (2012), um documentário que traz a história da primeira trans a ocupar um cargo político no país, a piauiense Katia Tapety. O evento acontece na Oficina da Palavra, a partir das 19h, com um bate papo com a organizadora sobre a obra, que traz um olhar diferenciado acerca da produção audiovisual.

O lançamento conta com parceria da Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Monsenhor Chaves, e visa ampliar as discussões sobre a produção audiovisual e a participação da mulher.

O livro reúne histórias do cinema mundial sob uma perspectiva inédita, que é a feminina. Depois de Feminino e Plural: Mulheres no cinema brasileiro, livro que se tornou referência no assunto, tendo sido indicado ao Prêmio Jabuti em 2018, Karla Holanda organizou essa nova coletânea, que se propõe a pensar onde estavam as cineastas em determinados períodos em que a história do cinema canonizava diretores e suas obras, e discutir os filmes realizados por elas, bem como as frentes de pensamento que essa filmografia abre, nas dimensões histórica, teórica, estética, política, ética, humana – tudo isso reunido em um só volume. Ao analisar a participação das mulheres como diretoras em inúmeros países da América – em especial a Latina, da Europa, da África e da Ásia, abre-se espaço a cinematografias contra hegemônicas, pertencentes a contextos “menores”.

Karla Holanda é piauiense de Parnaíba e uma das mais importantes pesquisadoras sobre participação feminina na produção audiovisual. Professora e atual chefe do Departamento de Cinema e Video da Universidade Federal Fluminense, é doutora em Comunicação (UFF), onde estudou a produção documentária independente, centrando-se no Programa DocTV; é mestra em Multimeios (Unicamp), onde desenvolveu pesquisa sobre o documentário feito no Nordeste. Seu campo de interesse de pesquisa gira em torno de documentário, autoria feminina, televisão, produção independente, regionalização. Através do Grupo de Pesquisa Documentário e Fronteiras, do qual é líder, desenvolve os projetos de pesquisa Documentário de autoria feminina no Brasil e Cartografia do documentário brasileiro, que resultou no Catálogo Documentário Brasileiro (documentariobrasileiro.org). Como cineasta, recebeu alguns prêmios de fomento e em festivais. Dirigiu o longa Kátia (2012) e os curtas Vestígio (2002) e Riso das Flores (2004), além de uma série de documentários sobre escritores brasileiros (1992-1999), dentre outros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES