Livro reúne autores consagrados do Piauí

Wellington Soares e Natan Sousa reúnem escritores conhecidos, mas a ideia é reafirmá-los no imaginário dos piauienses

Autores | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O objetivo é bem simples: tornar os autores piauienses mais conhecidos. Embora uma parte deles seja lembrada, nunca é demais reafirmar suas histórias, produção e importância. Foi a partir deste princípio que os escritores Natan Sousa e Wellington Soares resolveram produzir ‘Autores Piauienses Consagrados’.

Leitura fácil, diagramação primorosa, a cada três páginas, um espaço dedicado a uma personalidade da literatura local, em destaque no romance, jornalismo, teatro, dentre as várias produções piauienses.

As ilustrações dão, assim como o colorido, a leveza da projeto, tornando a leitura simples e bastante agradável. Aliás, essa é a finalidade, trazer o conhecimento de uma forma leve que atraia, principalmente, os jovens, um público que necessita aprender com os autores locais, sempre cobrados em exames para ingressar nas universidades e faculdades.

“São autores conhecidos dentro e fora do Piauí, mas precisam ser mais ainda. E nossa ideia foi de sedimentar esses nomes, de reafirmá-los no imaginário dos piauienses, e também torná-los conhecidos aí fora. Resolvemos destacar nomes da poesia, da prosa e do teatro”, diz Wellington Soares, que é professor formado em Letras pela Universidade Federal do Piauí com especialização em Literatura Brasileira pela PUC/MG.

Ele lembra que o projeto também destacou os teatrólogos piauienses. Eles costumam ser esquecidos nessa abordagem. “É claro que qualquer seleção é passível de gerar polêmica, não é consensual, porque depende muito de quem escolhe, mas eu e o Natan destacamos esses autores, que nós consideramos importantes”.

O livro traz informações básicas. Na verdade, é um começo, um primeiro passo para quem quiser se aprofundar tanto nas produções como nas pessoas que fazem parte da literatura local rica em aspectos históricos, geográficos, políticos, arquitetônicos, de costumes, linguagens, valores e até religiosos. “Todos esses são aspectos da literatura e nossos autores não fugiram de tal maneira, que é uma forma das pessoas conhecerem melhor a nossa literatura e o nosso estado”, diz.

No projeto há informações, por exemplo, de Da Costa e Silva, referência na literatura e o autor do hino do Piauí; Graça Vilhena, que se destaca pela poesia e foi homenageada da Balada Literária (2018), e este ano, será no Salipi.

Tem ainda H. Dobal, considerado um dos maiores poetas piauienses; Mauro Faustino, poeta, produtor, crítico literário e que morreu muito jovem; Torquato Neto, Assis Brasil, Alvina Gameiro. “Esta última, precisa ser mais conhecida e este é um dos propósitos do livro, porque se a gente não cuidar, os autores vão sendo esquecidos”.

Tem, ainda, o jornalista Carlos Castelo Branco, o escritor O. G. Rêgo. No teatro, Gomes Campos, Ísis Baião, Benjamin Santos e Francisco Pereira da Silva. Cada qual com sua produção peculiar e instigante dentro da dramaturgia piauiense, alguns ganharam projeção no cenário nacional.

“O Benjamin Santos é uma referência no teatro infantil com seus textos. Dirigiu muitos shows de pessoas famosas. Gomes Campos deixou uma obra muto centrada na religiosidade e na influência do cordel. Chico Pereira, até hoje suas peças são encenadas, mas ainda é desconhecido de muita gente. Então, o livro tem esse propósito. Não é voltado para vestibular, é mais para os piauienses que amam a literatura e possam conhecer melhor o que nós produzimos”, diz o professor, adiantando o desejo de em outras edições incluir mais autores.

O projeto gráfico é da Área de Criação e ilustrações do Irineu Santiago. “Se a gente sedimentar alguns desses nomes junto aos jovens, aos estudantes, eu acho que nós vamos ter um resultado positivo futuramente. O livro foi feito com carinho e admiração por esses autores. O que nos moveu foi um o amor pela literatura piauiense e por esses autores”. (Por Liliane Pedrosa)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES