Marcelo Evelin faz estreia mundial de “A Invenção da Maldade”

Espetáculo será apresentado no período de 4 a 7 de abril, no CAMPO Arte Contemporânea, no bairro São João

Marcelo Evelin | Mauricio Pokemon
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um dos principais nomes da dança no Brasil, o coreógrafo piauiense Marcelo Evelin escolheu Teresina para fazer a estreia mundial do espetáculo de dança “A Invenção da Maldade”, que será apresentada no período de 4 a 7 de abril, no CAMPO Arte Contemporânea, seguindo depois para Bologna, na Itália; Porto, em Portugal; Berlim e Frankfurt, na Alemanha; Bruxelas, na Bélgica; e Paris, na França.

Contemplada pelo programa Rumos Itaú Cultural 2017-2018, a peça, indicada para maiores de 18 anos, traz à tona os processos de desumanização e desafios da coexistência, a partir da ideia de civilização e modernidade.

A obra foi criada em colaboração com a polonesa Maja Grzeczka, o baiano Márcio Nonato, o italiano Matteo Bifulco, a mineira Rosângela Sulidade, o belga Elliot Dehaspe, os paulistas Bruno Moreno e Carolina Mendonça, o japonês Sho Takiguchi e o dinamarquês Jonas Schnor.

A coreografia se constitui como um rito de passagem e de luta, em um agrupamento de corpos que se arriscam no desconhecido, tornando-se vulneráveis a outras lógicas e realidades. Faz uma reflexão sobre a maldade como presença inerente nas relações com o outro, desde o início dos tempos até a atualidade. Como diz o diretor argentino Rodrigo Garcia em um texto escrito sobre uma outra obra de Evelin, Batucada (2014): “Toda matéria está composta de cinquenta por cento de ódio”.

É em torno da fogueira, que existe como invenção da cultura e do convívio há 400 mil anos, que a obra é desenvolvida. A fogueira possibilitou a domesticação da humanidade e dos animais que se acercaram, criando um lugar-situação onde as pessoas passaram a se reunir para se aquecer, comer, contar histórias, celebrar e praticar rituais. Em A Invenção da Maldade, o público novamente se reunirá em sua volta.

A ação se dá em um espaço cru e horizontal compartilhado com o público, como um convite a uma experiência.

Uma configuração com luz direta, corpos desnudos, fogueiras armadas com galhos e troncos, que nunca se acendem, e uma trilha sonora composta por percussão eletrônica e 70 sinos pendurados no teto. “Eles produzem uma espécie de atmosfera flutuante, como o silêncio barulhento de um santuário ou como o vento passando por uma cabana de madeira. São os sons de algo que não está”, descreveu o filósofo Jonas Schnor, escritor e pesquisador na área da performance.

As peças de Marcelo Evelin, com sua plataforma Demolition Incorporada, em sua maioria são criadas a partir de imagens que o escapam, que intuem e apontam para algo que não está dado, que não está instituído, como a noção de maldade. Daí vem o título da obra, que surge de uma memória pessoal: quando Evelin era criança, constantemente criava performances e pequenos shows, dirigindo irmãos e amigos. Certa vez, acendeu uma panela de óleo em chamas atrás de um lençol, para encenar o incêndio de Roma. Sempre que isso acontecia, sua avó dizia: “Vai começar a invenção da maldade!”. Desde lá, a expressão ganhou, para ele, o significado de transgressão, subversão e atravessamento, justamente o que o espetáculo revela.

Marcelo Evelin é coreógrafo, pesquisador e intérprete. Vive e trabalha entre Teresina e Amsterdã, Holanda. Na Europa desde 1986, trabalha com dança, tendo colaborado com artistas de variadas linguagens em projetos que também envolvem teatro físico, música, vídeo, instalação e ocupação de espaços específicos. É criador independente com sua Companhia Demolition Incorporada, criada em 1995, e ensina na Escola Superior de Mímica de Amsterdã, Holanda, onde também orienta estudantes em processos criativos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES