Maria do Céu aborda aborda educação musical e autismo em livro

Na obra ela compartilha sua experiência de vida que une a paixão pela educação, pela música e pelas pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Pedagoga e musicista Maria do Céu | Isabel Cardoso
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No livro “Educação Musical e Autismo: a arte de ensinar cantando”, publicado pela Edufpi, a pedagoga e musicista Maria do Céu Carvalho mostra que a educação inclusiva é fator essencial na humanização do homem. Na apresentação, ela define a sala de aula como espaço não somente para troca de saberes, mas como uma fábrica de afetividade.

Na obra ela compartilha sua experiência de vida que une a paixão pela educação, pela música e pelas pessoas com Transtorno do Espectro Autista, e numa perspectiva lúdica e inclusiva, o livro permite ao leitor uma viagem ao conhecimento e desafia a praticar a arte de ensinar cantando.

Há 10 anos atuando na Associação dos Amigos dos Autistas (AMA), ela trabalha a parte visual e sonora e revela que todas as atividades propostas no livro são direcionadas aos professores.

A pedagoga começa sua obra montando o ritmo com o objetivo de trabalhar atenção, concentração e interação entre professor e aluno. Ela explica ainda as noções de percepção de sons e a paisagem sonora, onde propõe a exploração de sons de oito animais que aparecem numa história infantil e entre os objetivos da atividade proposta estão o aprender a ouvir barulho e sons espontâneos, identificar sons que aparecem na história, associar a imagem ao som e propiciar que o aluno foque sua atenção para o sentido da audição, aperfeiçoando a capacidade de percepção e distinção dos eventos sonoros.

No livro, Maria do Céu explora como aprender as sete notas musicais, as escalas de notas ascendente e descendente, solfejo e vários métodos que facilitam o aprendizado e melhoram a concentração. Ao longo da obra, ela apresenta o teclado adaptado, os movimentos corporais que fazem o professor interagir junto ao aluno, o dado musical, elevador musical, pirâmide musical e a musicalização de histórias infantis através de imagens, tudo para tornar o ensino da música mais palpável aos alunos.

Graduada em Pedagogia e Música pela Universidade Federal do Piauí, Maria do Céu desenvolve seu ofício com paixão e trabalha com todo tipo de autismo e, segundo ela, esse livro é subsídio para outros professores. “Todo trabalho foi desenvolvido na sala de aula”, diz a autora, enfatizando que gosta de observar o aluno e descobrir suas habilidades.

“Com o autismo é preciso explorar o som e a imagem”, afirma a professora, declarando que no repertório inseriu músicas de domínio público. O livro, que conta com o apoio da Universidade Federal do Piauí, é um convite ao aprofundamento da temática e se constitui em ricas ideias e possibilidades valiosas para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico-musical com autistas.

Após a publicação de “Educação Musical e Autismo: a arte de ensinar cantando”, Maria do Céu planeja uma segunda edição, que já está em andamento, com relatos de experiências com os alunos. “São muitos relatos e histórias sobre essa experiência e temos percebido grande evolução”, conta a professora. Segundo a professora, a evolução adquirida pelos alunos é motivador e a estimula para seguir em frente. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES