Mercado Velho recebe obras de Fernando Costa

De hoje até o dia 11 de dezembro, o público pode conferir os trabalhos de Fernando Costa. No dia 7 de dezembro haverá o lançamento de catálogo

Fernando Costa | Arquivo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A exposição “Da Santa Ceia e Outros Avulsos”, com trabalhos de Fernando Costa, será aberta nesta sexta, 25, e segue até o dia 11 de dezembro, na Galeria do Mercado Velho, espaço que vem se estabelecendo como lugar de arte, que atrai pessoas de todos os bairros e classes. Ao longo de 1 ano e meio, o espaço já recebeu trabalhos de Fátima Campos, Braga Tepi, Nonato Oliveira e muitos artistas jovens. A cada 45 dias, é aberta uma nova exposição.

Como partiu cedo, o artista não teve tempo para enveredar no meio artístico e amadurecer sua linha de trabalho de forma mais clara. Seus trabalhos iniciais, dos anos 70 e início dos 80, trazem ainda um artista que copia mestres, como o autorretrato a óleo, com traços de modernismo. Contudo, desde esta fase inicial, já demonstra capacidade de extrapolar a mera referência, como pode-se ver na obra Santa Ceia, de 1979.

Segundo o curador da exposição, Guga Carvalho, entre os anos de 1984 e 1987, a produção de Fernando ganhou um traço mais elegante, o figurativo e o abstrato caminham lado a lado e até se estimulam, e nesta dialética obtém a força dos trabalhos a óleo, como na série de vinte e uma pequenas pinturas. “Nelas, a plasticidade é construída, muitas vezes, na relação figura - quase figura - abstração, como se no momento de pintar a ideia se modificasse, e o resultado não é obra de um desígnio (desenho) anterior, ou se era, tal intento foi traído”.

Além desta série a óleo, o público de Teresina tem acesso, agora, pela primeira vez, a trabalhos em papel, seja usando aquarela, pastel, cera, carvão, nanquim ou gravura em metal. Neles a elegância é visível e se distancia do peso dos trabalhos dos primeiros anos.

Seguindo o curador, Fernando estava ganhando leveza, elegância, suavidade e fluidez. O retrato em nanquim é exemplar nesse amadurecimento. “Uma mancha preta, uma poderosa máscara, se distanciando, por outros caminhos, do auto retrato a óleo dos primeiros anos. A comparação é bem vinda. O artista estava mais maduro”.

Para esta exposição não foram selecionados seus desenhos de inspiração surrealistas e temática apocalíptica. A sua passagem trágica, aos 26 anos de idade, leva, segundo Guga, à interpretação de sua obra pela chave psicológica, terminando por construir a imagem do artista em estado de perturbação emocional, que não deixa de ser em parte verdadeiro, mas em parte incapaz de dar conta de toda a complexidade de sua produção e dos inúmeros caminhos que esta aponta. O que se pretende nesta exposição é evidenciar que a obra de Fernando é muito maior que essa análise psicológica. As pessoas interessadas em conferir de perto um pouco da obra de Fernando Costa, a Galeria de Artes do Mercado Velho fica aberta de segunda a sexta, das 9h às 17h. E no sábado, das 9h às 14h.

No sábado, dia 7 de dezembro, já no final da mostra, haverá o lançamento do catálogo com os trabalhos expostos do artista homenageado. E na abertura, dia 26 de outubro, haverá o tradicional café com bolo frito para os visitantes. A iniciativa conta com o apoio da Fundação Cultural Monsenhor Chaves e da Secretaria Estadual de Cultura (Secult).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES