Moda produzida por índios e nativos da Amazônia é tema de série de TV

“Amazon Fashion” estreia no dia 23 de março e detalha o processo de produção de peças feitas à mão por nativos da Região Norte, que têm a atividade como lucro principal

Artesanato | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma temática inédita e até então pouco explorada no setor audiovisual é tema de nova série que será exibida na FashionTV a partir de 23 de março. Com o título Amazon Fashion, o programa apresenta detalhes da produção de moda feita à mão na Região Norte do país, exibindo histórias e depoimento de pessoas que vivem naquela área e – inclusive indígenas – que enxergam no artesanato a principal (ou até mesmo única) fonte de renda de suas famílias.

 Com produção da HL Filmes, a série tem como cenário cidades do Tocantins, do Amazonas e do Pará. O intuito é mostrar os bastidores da moda criada pelos amazônidas e que tem conquistado adeptos de todo o mundo, configurando-se como uma oportunidade de receita inclusive para as famílias mais carentes. São 11 episódios que apresentam a narrativa a partir de uma matéria-prima diferente, citando sua influência na cultura da região e de que maneira as pessoas tiveram suas vidas transformadas após utilizá-las com fins artesanais.

 O primeiro episódio destaca o Capim Dourado, planta bastante utilizada na produção de bijuterias, chapéus, bolsas e objetos de decoração. Neto Soares, produtor na região do Jalapão, Tocantins, faz um relato impactante no início da série sobre os benefícios do Capim Dourado para a população. “Pode-se dizer que existe o período antes e depois do Capim Dourado. Antes do Capim eu trabalhava na prefeitura de Ponte Alta e o povo pedia muitas coisas lá. Gás, pagamento de contas de água e luz... era demais. Hoje o povo da cidade não pede mais, pois tem muita gente produzindo com o Capim”, afirma. “Tenho um cliente da Itália. No Brasil, já vendi muito para São Paulo e Rio de Janeiro”, conta.

 Além dos artesãos, a série também exibe depoimentos de profissionais do mundo fashion que ressaltam o valor, a beleza e o conceito da moda amazônica. É o caso de Kassandra Valduga, consultora de moda tocantinense. “São pessoas simples que trabalham na colheita, limpam, separam os ramos e começam as primeiras tramas, que acabam passando por designers. Depois, os produtos finalizados vão para a venda nacional ou internacional e acabam, às vezes, em grandes eventos”, diz. Portanto, o telespectador pode esperar por um conteúdo rico em detalhes que mostram desde a colheita dos materiais até a fase em que os produtos são expostos em lojas e desfiles conceituados.

 Com criação de Hermes Leal e direção de Nival Correia, Amazon Fashion será exibida com exclusividade no Brasil pelo canal FashionTV a partir do dia 23 de março às 21 horas. Os episódios inéditos serão apresentados sempre às segundas-feiras, com reprises às quartas-feiras e sábados às 21h15.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES