Montevidéu recebe exposição de Picasso pela primeira vez

A mostra foi organizada em seis seções, expondo diferentes etapas da vida criativa do artista. Além das pinturas, há também gravuras, esculturas e cerâmicas

O Músico foi pintado em 1972, um ano antes da morte de Picasso | Marieta Cazarré/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A capital uruguaia recebe, pela primeira vez, 42 obras do gênio da arte moderna, o espanhol Pablo Picasso. A exposição Picasso en Uruguay permanece em Montevidéu até 30 de junho, no Museu Nacional de Artes Visuais (MNAV), situado no Parque Rodó.

A mostra foi organizada em seis seções, expondo diferentes etapas da vida criativa do artista. Além das pinturas, há também gravuras, esculturas e cerâmicas.

Destaca-se, no início da carreira, a pintura em óleo sobre tela Busto, realizada na primavera de 1907, em Paris. Trinta anos depois, Picasso pintou Mulher sentada com os braços cruzados e a impactante e sombria Adormecida perto das persianas.

A exposição traz também uma pintura que ele fez de sua filha Maya, fruto de sua relação com Marie Thérèse Walter. O quadro Maya com a boneca é de 1938. A última obra da exposição é Músico, uma enorme tela de em 1972, pintada um ano antes de sua morte.

As obras exibidas em Montevidéu pertencem às coleções dos Museus Picasso, de Paris e Barcelona. A curadoria é de Emmanuel Guigon, diretor do museu em Barcelona.

“Uruguai ressoa na obra de Pablo Picasso através da figura de Joaquín Torres García, pintor uruguaio radicado em Barcelona a partir de 1882 e que frequentou os mesmos lugares e os mesmos círculos artísticos que Picasso”, afirma Laurent Le Bon, presidente do Museu Picasso, em Paris.

Por Marieta Cazarré - Repórter da Agência Brasil Montevidéu



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES