Museu da Imagem e do Som terá cinco pavimentos

As obras continuam e a população espera a conclusão dos trabalhos para que o lugar ganhe uma outra ‘cara’.

Maquete | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prédio da antiga Câmara Municipal de Teresina, localizado no centro da capital, ao lado da Rua Climatizada, ganhará nova fachada e também função. Ele irá abrigar o Museu da Imagem e do Som, além de uma Pinacoteca. As obras continuam e a população espera a conclusão dos trabalhos para que o lugar ganhe uma outra ‘cara’.

Segundo Márcio Sampaio, superintendente executivo da SDU Centro/Norte, será um importante obra de requalificação de uma área hoje que, inclusive, na sua concepção, encontrava-se em estado de abandono. “Ele irá funcionar onde era a antiga Câmara Municipal de Teresina e receberá uma reforma completa, com a construção de um novo prédio na sua lateral para completar toda a estrutura do museu”.

O MIS e Pinacoteca de Teresina contarão com cinco pavimentos com loja, café, cineclube, auditório, estúdio de som, laboratório de cinema, ilha de edição, midiateca, videoteca, núcleo de digitalização, restauração e catalogação, laboratório de fotografia e espaço destinado a eventos. Tantos espaços em um lugar que ainda contará com área para produção e comercialização de obras de artistas locais e nacionais.

O investimento total está orçado em R$ 5.175.572,31, oriundos de financiamento com o Banco do Brasil. “A obra custará aproximadamente 5 milhões de reais. Em seu projeto consta, além do térreo, mais três pavimentos. Ele terá uma parte para apresentação de obras de arte, pinacoteca, cafés, áreas de vivências e restaurante. E a intenção é que, juntamente com a reforma do prédio seja executado um novo em sua lateral. Isso vai revitalizar completamente aquela área, trazendo para o município grandes apresentações, inclusive, de obras de arte tanto nacionais quanto locais”, diz o superintendente.

A intenção é exatamente transformá-lo em um importante espaço de divulgação da arte local, dando visibilidade à produção de artistas. De acordo com o superintendente, os recursos serão para execução da parte estrutural do prédio e de toda a sua montagem. A obra está sendo feita pela Secretaria de Planejamento, para que o município entregue de uma forma completa.

A Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Sema) concluiu o processo licitatório ainda no ano passado, e que após a fase de homologação na Superintendência de Desenvolvimento Urbano Centro Norte (SDU Centro/Norte) se deu início aos trabalhos que podem ser vistos por quem passa pelo local. A empresa vencedora da licitação tem um prazo de 12 meses para executar a obra, a partir da assinatura da ordem de serviço. Fica a expectativa dos teresinenses para que o MIS possa ser mais um importante espaço agregador da cultura local. (Por Liliane Pedrosa)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES