Museu do Piauí recebe exposição de Mestre Pascoal

Exposição Lembranças fica aberta durante todo mês de fevereiro

Exposição | Raissa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há 46 anos, o Mestre José Pascoal de Araújo Pereira trabalha com artesanato e suas peças fazem sucesso nas feiras nacionais e internacionais. Agora, o público piauiense pode conferir seus trabalhos na exposição Lembranças, que fica durante todo o mês de fevereiro no Museu do Piauí Casa de Odilon Nunes.

Para a mostra, ele trouxe 22 peças entre antigas e recentes feitas em madeira, e os visitantes têm oportunidade de contemplar obras em entalhe, esculturas e pirogravura.

Reconhecido por sua obra, Mestre Pascoal começou a trilhar este caminho há mais de 4 décadas, recebeu incentivo de freiras e padres e já produziu mais de 20 mil peças ao longo da carreira, e um dos marcos de sua trajetória são os mapas, onde traz informações de cada um, como a vegetação, a cultura, a economia.

“Faço mapas de todos os estados, já produzi mapas de Cuba e para cada trabalho desse é feita uma pesquisa.

Estudo muito para fazer esse trabalho”, diz o mestre, cuja obra e vida serão mostradas em documentário feito por Valderi Duarte.

Segundo Pascoal, desde que começou a fazer, o mapa do Piauí ganhou mais detalhes e imagens turísticas. “Há detalhes da natureza, do homem e os pontos turísticos”, explica.

Foto: Raíssa Morais

Com simplicidade, mestre Pascoal vive de sua arte e comercializa sua obra tanto no mercado local, como também em outros estados do Brasil, como São Paulo. No mercado internacional, seu trabalho já foi comercializado em Portugal, Itália, Alemanha e Espanha.

Mestre Pascoal está em plena atividade e motivado em continuar trabalhando para participar de mais feiras, como a que participou em janeiro no Rio Grande do Norte, e também para repor as peças no stand do artesanato piauiense no aeroporto. (I.C.)

Foto: Raíssa Morais



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES