Museu usa linguagem de redes sociais para atrair público

A exposição Hashtags da Arte selecionou 40 obras do acervo do museu e marcou cada uma delas com adesivos com palavras-chave usadas em aplicativos

| Fernando Frazão Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A mistura de arte com a linguagem das mídias sociais aumentou em 60% a visitação ao Museu Nacional de Belas Artes (MNBA). A exposição Hashtags da Arte selecionou 40 obras do acervo do museu e marcou cada uma delas com adesivos com palavras-chave usadas em aplicativos (Instagram, Twitter, Facebook) misturadas às descrições das obras. O método despertou a curiosidade dos jovens pela arte.

A exposição foi inaugurada em abril deste ano. Em maio, recebeu 7.188 visitantes contra 4.473 no mesmo período do ano anterior. O sucesso de público levou a direção do MNBA a estender a exposição até fevereiro de 2020.

“As pessoas realmente estão gostando muito, vendo como uma coisa leve, divertida. Isso é muito importante para a gente, para o marketing do Museu de Belas Artes. Nesse sentido, a campanha Hashtags da Arte está bastante vitoriosa”, disse à Agência Brasil o assessor de Comunicação Social do MNBA, Nelson Moreira.

Parceria

A campanha Hashtags da Arte foi criada pela agência de publicidade NBS. De acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), apenas 15,5% da população do país visitaram museus nos últimos anos. Em contrapartida, o brasileiro é o segundo povo mais conectado do mundo à internet, depois dos chineses, de acordo com dados da consultoria O

Exposição Hashtags da Arte, no Museu Nacional de Belas Artes, usa palavras-chave da internet em obras do acervo para engajar o público nas redes sociais.

Exposição Hashtags da Arte, no Museu Nacional de Belas Artes, usa palavras-chave da internet em obras do acervo para engajar o público nas redes sociais. - Fernando Frazão/Agência Brasil

O assessor do MNBA afirmou que a exposição cumpriu sua missão de atrair um público novo, formado por jovens cada vez mais conectados às redes sociais.

Um exemplo é o quadro datado de 1817 que mostra Dom João VI posando com seu traje bordado a ouro, que ganhou as hashtags #lookdodia, #reidocamarote e #ostentação, entre outras.

"Esse era o objetivo desse esforço. O que a gente nota é que o público jovem continua afluindo em grande número. Isso é muito bom para a gente, porque uma das principais metas de um museu é realmente não só manter o público, mas também procurar a renovação desse público. Isso, para a gente, encaixou como uma luva nesse esforço da diretora Mônica Xexéu", comentou Moreira.

Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES