Museus virtuais: um passeio pela arte e cultura brasileira

Ministério do Turismo indica opções de espaços online onde é possível apreciar um pouco mais dos acervos nacionais

Pinacoteca de São Paulo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em tempos de restrições ainda impostas pela pandemia do novo coronavírus, a tecnologia permite que turistas do Brasil e de todo o mundo conheçam uma grande variedade de acervos de museus do país disponível na internet. A partir de uma parceria junto ao Google Arts & Culture, importantes espaços da arte e da cultura nacional proporcionam uma verdadeira imersão nas suas produções.

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Crédito: Carlos Erbs Jr/MTur Destinos

É o caso do Museu de Arte de São Paulo. Fundado em 1947 na Rua 7 de Abril da capital paulista pelo empresário Assis Chateaubriand, o local, hoje instalado na Avenida Paulista, reúne pinturas, esculturas, fotografias e o vestuário de diversos períodos. O Museu é fruto de um projeto da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, um marco na história do gênero do século 20.

Outra opção, também proveniente da capital paulista, é a Pinacoteca do Estado de São Paulo. O Museu, o mais antigo de arte da cidade, aborda, principalmente, a produção brasileira do século XIX. Fundado em 1905 pelo Governo do Estado, localiza-se no antigo prédio da Escola de Artes e Ofícios e abriga cerca de 9 mil obras.

Exposição no Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG). Crédito: Pedro Vilela (MTur/Destinos)

São Paulo também proporciona o Museu da Casa Brasileira. Ligada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a instituição é a primeira do país especializada em design e arquitetura, tendo se tornado referência nacional e internacional nos dois temas. A coleção engloba móveis e objetos de decoração que datam de aproximadamente três séculos.

Já o Museu Nacional do Rio de Janeiro oferece visitas virtuais que permitem conhecer o acervo disponível até o incêndio de 2018, além dos planos de recuperação do espaço. Vinculada ao Ministério da Educação, trata-se da mais antiga instituição científica do Brasil e o maior museu de história natural e antropológica da América Latina, criada por D. João VI em 1818.

Da capital fluminense, também é possível passear virtualmente pelo Museu de Arte Moderna. Fundado em 1948, o local desempenhou um importante papel na produção artística brasileira, por sua importância como centro difusor de cultura. Suas coleções somam cerca de quinze mil obras, entre esculturas, pinturas, fotografias, instalações e mídias contemporâneas.

O Museu Nacional de Belas Artes constitui outra opção carioca. Criado oficialmente em 1937 pelo então presidente da República, Getúlio Vargas, ele guarda um acervo de 70 mil artigos, a exemplo de desenhos, gravuras, esculturas, objetos, documentos e livros. É considerado o museu de arte mais importante do país, situado no Centro Histórico do Rio de Janeiro.

De Brumadinho (MG), por sua vez, o Instituto Inhotim, a 60 quilômetros de Belo Horizonte, exibe uma coleção internacionalmente reconhecida. Apontado como o maior museu a céu aberto do mundo, o espaço reúne galerias dedicadas a exposições individuais e obras externas permanentes. O local conta com mais de 700 trabalhos de cerca 200 artistas de diferentes países.

Já em Recife (PE), o Paço do Frevo exibe conteúdos ligados ao ritmo que embalou a formação da identidade cultural da capital pernambucana. Um lugar destinado ao estudo e à vivência do universo do gênero, reconhecido como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco. O espaço proporciona ao visitante a chance de experimentar o Carnaval recifense durante todo o ano.

FUTEBOL - Para matar a saudade do esporte, que tal percorrer virtualmente o Museu do Futebol de São Paulo? Instalado no Estádio do Pacaembu, o espaço transcende à história do jogo, abordando a trajetória do povo brasileiro e permitindo saber de que forma os costumes e comportamentos da população são intimamente ligados à trajetória da modalidade. (Por André Martins/MTur)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES