Natal de Sonho e de Luz será aberto na segunda (9)

. A programação será iniciada com as projeções em mapping na Igreja São Benedito, Centro de Teresina

Decoração do Karnak | Paulo Barros
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O projeto “Natal de Sonho e de Luz” será lançado na próxima segunda-feira, 9 de dezembro, a partir das 18h30. A programação será iniciada com as projeções em mapping na Igreja São Benedito, Centro de Teresina. Em seguida, tem o Cortejo Sons Natalinos na avenida Antonino Freire. A próxima parada é o Theatro 4 de Setembro, que abre suas janelas para receber o Coral Raio de Sol, da Escola de Música Dona Gal.

Avenida Antonino Freire (Foto: Paulo Barros)

As apresentações culturais seguem até a frente do teatro, onde acontece o espetáculo “Abracadabra de Natal”, com o grupo Teatro da Tribo. Já no palco da Central de Artesanato Mestre Dezinho, o público é convidado a assistir a apresentação do espetáculo Maria Bonita, da Escola Estadual de Dança Lenir Argento. Os alunos da Escola de Música Possidônio Queiroz se apresentam logo em seguida. Quem fecha a programação do primeiro dia é o Coral da Uespi, que vai ocupar o coreto da Praça Pedro II.

A programação do Natal de Sonho e de Luz se estende até o dia 18 de dezembro. Todos os dias, a partir das 18h30, irão acontecer apresentações culturais nesses espaços, bem no coração do Centro de Teresina. Paralelamente, o visitante vai encontrar um cenário mágico, com as luzes do natal na Praça Pedro II, que vai receber uma Praça de Alimentação, além de uma feira de artesanato.

Espetáculo Maria Bonita da Escola de Dança Lenir Argento

Como parte da programação de natal, o público também é convidado a prestigiar a exposição “Anjos na Terra”, que reúne 43 obras feitas pelos mestres da nossa arte santeira, no Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes. A exposição está aberta para visitação até o dia 6 de janeiro. “Junto com abertura da exposição, inauguramos nossa plataforma elevatória, tornando a acessibilidade uma realidade para o nosso museu e para todos os nossos visitantes. É um momento muito importante para todos nós”, afirmou a coordenadora do Museu, Dora Medeiros.

A abertura oficial no Palácio da Cultura, sede da Secult, acontece nesta sexta-feira (06), a partir das 18h30 com as apresentações da Orquestra Jovem do Sesc e dos alunos da Escola de Dança Lenir Argento.

Dentro da programação, também vai acontecer um City Tour pelo centro histórico de Teresina. A ideia é levar os visitantes para conhecer o Museu do Piauí, o Palácio da Cultura, sede da Secretaria Estadual de Cultura – Secult, o Theatro 4 de Setembro, galeria do Club dos Diários, Central de Artesanato e finalizando no adro na Igreja São Benedito.

“Com a reforma e restauração de prédios históricos, a exemplo do Palácio da Cultura e do Museu do Piauí, o centro ganhou mais vida. Esses espaços precisam ser mais visitados. O Natal de Sonho e de Luz é um grande projeto, com vários parceiros, que além de deixar nosso centro mais bonito, vai ajudar na revitalização de vários espaços”, explica o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.

Na terça-feira (10), acontece a abertura do XVI Salão de Arte Santeira do Piauí, na Galeria de Arte Nonato Oliveira, no Club dos Diários. Neste ano, o Salão vem com o tema “Presépios”, e reúne o trabalho dos nossos mestres artesãos.

Projeto revitaliza o Centro de Teresina

O Natal de Sonho e de Luz foi pensado para revitalizar o Centro de Teresina, com a pintura e iluminação das fachadas de casarões situados na avenida Antonino Freire e no entorno da Praça Pedro II. “Queremos requalificar o centro de Teresina, tão importante para a memória da população. Na avenida Antonino Freire, por exemplo, iluminamos as copas das carnaúbas que ocupam o canteiro central. Logo ao lado, o visitante ainda pode se encantar com a decoração do Palácio de Karnak, que já está aberta ao público”, diz o arquiteto Paulo Vasconcelos, responsável pelo projeto.

O projeto Natal de Sonho e de Luz é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Cultura, com apoio das Secretarias de Saúde, Segurança Pública e Turismo, Coordenadoria de Comunicação do Estado, Superintendência do Artesanato Piauiense, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Equatorial Teresina, dentre outros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES