Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Olavo retrata vivências de Oeiras em livro

Ele define como pedaços de tempo, de vivências e, sobretudo, de sentimentos

Olavo retrata vivências de Oeiras em livro
| Werica Carvalho
Compartilhe
Google Whatsapp


O escritor e economista Olavo Braz é um estusiasta da cultura piauiense. Ele acaba de lançar o livro ‘Pedaços de Mim, que mescla arte literária com visual, tendo como referência a cidade de Oeiras, sua terra natal, de onde cultiva reminiscências e bons sentimentos. Pensando em contribuir com sua cidade, ele resolveu fazer o lançamento no município, no Solar das Doze Janelas. A solenidade ocorreu ontem.

Parte da venda do livro será doada para o Museu de Arte Sacra de Oeiras, que está precisando de uma reforma. O prédio, construído no século XIX, possui um acervo riquíssimo. “Uma parcela da renda obtida será direcionada para promover melhorias no teto do prédio que abriga Museu de Arte Sacra de Oeiras, que se encontra fragilizado. A outra parte será doada para a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória, de Oeiras, e para a Paróquia de Fátima, de Teresina”, diz.

Com lançamento na capital previsto, possivelmente, para o segundo semestre deste ano, Olavo conta que a intenção ao escrever foi de trazer em suas páginas um pouco da sua vida. Ele define como pedaços de tempo, de vivências e, sobretudo, de sentimentos. “Em suma, a arte literária presente nessa obra se passou no intervalo das décadas de 70 e 80, quando morei em Brasília, onde estudei e trabalhei, deixando aqui minha então namorada, hoje, amada esposa e mãe dos meus dois queridos filhos. No período em que fiquei distante, mantínhamos contato intenso através de correspondências, que continham textos sempre encerrados com poemas. Com imenso cuidado, minha esposa, Izabel, guardou durante esses longos anos os fragmentos da nossa história, agora, transferidos para o livro”.

O autor conta que o viés iconográfico é delineado por memórias que carrega de Oeiras. “Os filhos dessa terra não têm como esquecê-la, devido sua singular iconografia. É tão forte, tão eloquente, que ela nos acompanha como uma sombra, presente a vida inteira. Dos ícones da minha cidade, foco na sua flora (caatinga) e na parte histórica, como monumentos, esculturas e tradições religiosas”.

O oeirense, também apaixonado por fotografia, diz que o gosto pela imagem veio quando começou a desenvolver o lado das artes plásticas, tendo sido aluno no ateliê escola da professora de artes, Josefina Gonçalves, há três anos. Uma coisa acabou despertando um olhar mais sensível para outra.

Olavo Braz Barbosa Nunes Filho é economista, mas diz gostar muito da cultura oeirense. Na primeira capital do Piauí, o autor é proprietário e curador de uma galeria de arte, que reúne centenas de imagens retratando o Divino Espírito Santo, figura sacra de tradicional devoção da primeira capital do Piauí.

Além da literatura e fotografia, as artes plásticas lhe encantam. Nos últimos anos, o artista tem se dedicado à produção de telas, algumas expostas de modo permanente no Centro Cultural Major Selemérico e Museu de Arte Sacra de Oeiras. Em seus trabalhos, ele busca evidenciar, principalmente, figuras, histórias e manifestações religiosas da sua terra natal.

A disposição dele para apreciar e produzir arte acontece em meio à rotina profissional, permeada de muitos compromissos. Há aproximadamente três décadas, ele se dedica à gestão pública, tendo passado por diversos órgãos. Atualmente, está à frente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Teresina. “O livro Pedaços de Mim é, na verdade, uma forma que eu encontrei de me presentear pela chegada dos meus 70 anos.

Essa idade faz com que eu sinta que venci muitas etapas de um Brasil complicado, que enfrentou os anos 50, a década da fome, e os anos 70, que foi marcado por movimentos sociais, mudanças e medos”.

Por Liliane Pedrosa


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Recomendamos

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×