Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Orquestra de Ouro Preto faz live em homenagem a Milton e Brant

Nesta sexta, dia 1º de maio, às 20h, Maestro Rodrigo Toffolo fala sobre a música e a poesia mineira de Fernando Brant e Milton Nascimento, em live no Instagram

Compartilhe
Google Whatsapp
Siga-nos

Dois grandes nomes da música mineira, Fernando Brant e Milton Nascimento, serão homenageados na próxima live da Orquestra Ouro Preto, nesta sexta, dia 1º de maio, às 20h, no Instagram. O Maestro Rodrigo Toffolo vai apresentar a beleza da música e da poesia mineira registrada no CD e DVD "Quem Perguntou Por Mim: Fernando Brant e Milton Nascimento".

O disco revive grandes clássicos da produção poética de Brant, obras imortalizadas pelas vozes de Milton Nascimento, Elis Regina e de seus parceiros do Clube da Esquina, promovendo um mergulho na alma de Minas Gerais. Nos versos estão as paisagens, a boemia, o amor e a mineiridade dos encontros e despedidas.

Com regência e direção musical do Maestro Rodrigo Toffolo e produção executiva e direção de cena de Paulo Rogério Lage, o registro traz a participação da cantora mineira Leolpoldina e arranjos especialmente compostos para orquestra de cordas e banda, por Mateus Freire, em canções conhecidas como Travessia, Milagre dos Peixes, Encontros e Despedidas, Canção da América e Maria Maria, entre outras.

"Fernando Brant é esse grande artista que poetizou Minas de forma transcendental, como um compositor de sinfonias. E Milton Nascimento é um patrimônio da nossa cultura e leva o nome do Estado para o mundo. Esse é um registro da força da poesia musicada de Brant e Milton", afirma Rodrigo Toffolo.

Gravado no Sesc Palladium, em Belo Horizonte-MG, em 2018, o disco "Quem perguntou por mim: Fernando Brant e Milton Nascimento" será disponibilizado na íntegra no canal da Orquestra no YouTube e nas principais plataformas de streaming.

Programação das lives

No ano em que comemora 20 anos de atuação, a Orquestra Ouro Preto suspendeu a agenda de concertos em função da quarentena e tem disponibilizado nas mídias digitais todos os discos gravados, retrospectivas e ações feitas "Muito Além da Música", como o Núcleo de Apoio a Bandas e a Academia Digital. Sob os signos da excelência e versatilidade a formação orquestral mineira tem feito lives semanais, além de gravações de vídeos com artistas parceiros e novos arranjos para as redes sociais.

Parceria entre Brant e Milton

O compositor e letrista mineiro Fernando Brant (1946-2015) iniciou sua vida musical, em meados da década de 1960, ao lado dos amigos Lô Borges, Beto Guedes, Wagner Tiso e Milton Nascimento, integrando o início do movimento do Clube da Esquina. Em 1967, Brant escreve sua primeira letra para uma música de Milton Nascimento, Travessia. A canção obtém o segundo lugar no II Festival Internacional da Canção da TV Globo, no Rio de Janeiro, revelando a dupla de compositores mineiros com o conhecido refrão "solta a voz na estrada".

Nos anos 1980, ainda com Milton Nascimento, Brant compõe sucessos de público, como Canção da América (1980), Nos Bailes da Vida (1982) e Encontros e Despedidas (1985). Nos anos 1990 continua compondo com o grupo de mineiros e no disco Nascimento, vitorioso no Grammy de 1998, registra duas canções.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp
Siga-nos

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar