Orquestra de Ouro Preto faz live em homenagem a Milton e Brant

Nesta sexta, dia 1º de maio, às 20h, Maestro Rodrigo Toffolo fala sobre a música e a poesia mineira de Fernando Brant e Milton Nascimento, em live no Instagram

Orquestra de Ouro Preto | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dois grandes nomes da música mineira, Fernando Brant e Milton Nascimento, serão homenageados na próxima live da Orquestra Ouro Preto, nesta sexta, dia 1º de maio, às 20h, no Instagram. O Maestro Rodrigo Toffolo vai apresentar a beleza da música e da poesia mineira registrada no CD e DVD "Quem Perguntou Por Mim: Fernando Brant e Milton Nascimento".

O disco revive grandes clássicos da produção poética de Brant, obras imortalizadas pelas vozes de Milton Nascimento, Elis Regina e de seus parceiros do Clube da Esquina, promovendo um mergulho na alma de Minas Gerais. Nos versos estão as paisagens, a boemia, o amor e a mineiridade dos encontros e despedidas.

Com regência e direção musical do Maestro Rodrigo Toffolo e produção executiva e direção de cena de Paulo Rogério Lage, o registro traz a participação da cantora mineira Leolpoldina e arranjos especialmente compostos para orquestra de cordas e banda, por Mateus Freire, em canções conhecidas como Travessia, Milagre dos Peixes, Encontros e Despedidas, Canção da América e Maria Maria, entre outras.

"Fernando Brant é esse grande artista que poetizou Minas de forma transcendental, como um compositor de sinfonias. E Milton Nascimento é um patrimônio da nossa cultura e leva o nome do Estado para o mundo. Esse é um registro da força da poesia musicada de Brant e Milton", afirma Rodrigo Toffolo.

Gravado no Sesc Palladium, em Belo Horizonte-MG, em 2018, o disco "Quem perguntou por mim: Fernando Brant e Milton Nascimento" será disponibilizado na íntegra no canal da Orquestra no YouTube e nas principais plataformas de streaming.

Programação das lives

No ano em que comemora 20 anos de atuação, a Orquestra Ouro Preto suspendeu a agenda de concertos em função da quarentena e tem disponibilizado nas mídias digitais todos os discos gravados, retrospectivas e ações feitas "Muito Além da Música", como o Núcleo de Apoio a Bandas e a Academia Digital. Sob os signos da excelência e versatilidade a formação orquestral mineira tem feito lives semanais, além de gravações de vídeos com artistas parceiros e novos arranjos para as redes sociais.

Parceria entre Brant e Milton

O compositor e letrista mineiro Fernando Brant (1946-2015) iniciou sua vida musical, em meados da década de 1960, ao lado dos amigos Lô Borges, Beto Guedes, Wagner Tiso e Milton Nascimento, integrando o início do movimento do Clube da Esquina. Em 1967, Brant escreve sua primeira letra para uma música de Milton Nascimento, Travessia. A canção obtém o segundo lugar no II Festival Internacional da Canção da TV Globo, no Rio de Janeiro, revelando a dupla de compositores mineiros com o conhecido refrão "solta a voz na estrada".

Nos anos 1980, ainda com Milton Nascimento, Brant compõe sucessos de público, como Canção da América (1980), Nos Bailes da Vida (1982) e Encontros e Despedidas (1985). Nos anos 1990 continua compondo com o grupo de mineiros e no disco Nascimento, vitorioso no Grammy de 1998, registra duas canções.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES