Personalidades da cultura são homenageadas com Troféu “Assaí Campelo”

A solenidade ocorre a partir das 20 horas, no palco do aniversariante, o Theatro 4 de Setembro, que celebra 125 anos de história

Assaí Campelo | Paulo Barros
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para fechar a programação de aniversário do Theatro 4 de Setembro, nesta quarta-feira (4), várias personalidades serão homenageadas com o Troféu “Assaí Campelo”.  A solenidade ocorre a partir das 20 horas, no palco do aniversariante, o Theatro 4 de Setembro, que celebra 125 anos de história. Neste ano, o iluminador cênico, Assaí Campelo, é o grande homenageado.

“Esse é o quinto ano que entregamos o prêmio, sendo que a cada ano a nossa ideia é homenagear um técnico da casa, pelo relevante trabalho prestado pelo teatro e para a cultura do nosso Estado. Assaí é uma referência no Piauí e em outros estados, já ganhou vários prêmios. É uma honra poder homenageá-lo nos 125 anos do Theatro 4 de Setembro”, afirma o coordenador do Complexo Cultural Club dos Diários/Theatro 4 de Setembro, João Vasconcelos.

Na lista dos homenageados, 24 nomes, entre eles, ex-diretores do teatro, como Francisco Pelé e Antoniel Ribeiro, além de destaques da dança, da música, do teatro, do jornalismo, parceiros e incentivadores da casa. O governador Wellington Dias e o secretário estadual de Fazenda, Rafael Fonteles também estão entre os que irão receber o troféu “Assaí Campelo”.

João explica que, neste ano, a programação foi iniciada no domingo, dia 1º, e que só foi possível graças ao apoio de vários parceiros. Outra novidade é a fusão da programação de aniversário com a Semana Nacional do Teatro em Teresina (SenThe). Nesta quarta-feira ainda tem a apresentação da comédia musical “O Som e a Sílaba”, com Alessandra Maestrine e Mirna Rubim, e direção de Miguel Falabella.

Na Galeria de Artes Nonato Oliveira, no Club dos Diários, tem ainda a Exposição de Grafitagem “125 anos do Theatro 4 de Setembro”. Para encerrar a programação, também na Galeria, tem o Baile dos Diários, com a Orquestra Tamoio.

O evento é uma realização do Complexo Cultural Club dos Diários/Theatro 4 de Setembro, Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Cultura, com apoio da Tv e portal Entrecultura, Tv Garrincha, Academia Piauiense de Letras, Sesc, 35º Ciclo de Leituras Dramáticas, OPEQ (Organização Ponto de Equilíbrio), Orquestra Tamaio, Centro de Valorização da Vida (CVV), Sociedade Espírita João Nunes Maia, União Espírita Piauiense (UEPI), Núcleo Feminino Papoka Crio, Amauri Jucá, além de artistas e técnicos envolvidos na realização da programação de aniversário.

Sobre Assaí Campelo

É natural de Ipixuma, Maranhão. É formado em Educação Artística na área de Artes Cênicas, pela UFPI. Foi presidente da Federal de Teatro do Piauí – Sated-PI. Fez curso de Direção Teatral com Aurélio de Simone e Maneco Quinderé. Fez parte do Grupo Teste de Teatro, dirigido por Tarciso Prado e do Grupo de Teatro Santana e Silva. Colabora com o Grupo Raízes de Teatro dos irmãos Aci e Lorena Campelo. Faz parte do Grupo Harém de Teatro, pelo qual ganhou os seguintes prêmios de Iluminação: Festival Nacional de Teatro de São Mateus – ES; Festival Nacional de Teatro da Confederação Nacional de Teatro (CONFENATA), em Erechim – RS; Festival de Teatro Isnard Azevedo, em Florianópolis – SC; e Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga – CE. Desde 1975 trabalha como iluminador cênico do Theatro 4 de Setembro. Cria e opera a iluminação dos espetáculos dos humoristas Amauri Jucá e Dirceu Andrade.

Homenageados - Referência

Francisco Assai Campelo - Funcionário Homenageado

Aci Campelo - Ex-Diretor do Theatro 4 de Setembro

Antoniel Ribeiro - Ex-Diretor do Theatro 4 de Setembro

Francisco Pelé     - Ex-Diretor do Theatro 4 de Setembro

Airton Martins - Ex-Diretor do Theatro 4 de Setembro

Marlene Pessoa - Ex-Diretora do Theatro 4 de Setembro

José Lopes - Ex-Diretor do Theatro 4 de Setembro

Alda Caddah - Ex-Diretora do Theatro 4 de Setembro

Naeno Rocha - Ex-Diretor do Theatro 4 de Setembro

José Elias Martins Arêa Leão     - Ex-Diretor do Theatro 4 de Setembro

João Claudino - Incentivador Cultural e Patrocinador

Nelson Nery Costa  - Academia Piauiense de Letras - Parceiro do Complexo

Safira Benguell - Destaque na Diversidade

Sidh Ribeiro – Coreógrafo - Destaque na Dança

Banda Validuaté - Destaque na Música  

Adriano Abreu – Ator e Diretor - Destaque no Teatro

Maneco Nascimento – Jornalista - Destaque no Jornalismo

Edite Rosa – Atriz - Conjunto da Obra

Nelito Marques – Colunista - Destaque no Colunismo Social

Wellington Dias - Governador do Estado do

 Rafael Fonteles - Secretário de Fazenda

Paulo Vasconcelos - Destaque na Museografia -

Laurenice França – Cantora - Colaboradora do Projeto Seis e Meia

Helder Anes – Coordenador Administrativo e Financeiro - Theatro 4 de Setembro

    



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES