Piauiense Roney Lira fará exposições em Recife

Depois de tanto tempo em terras pernambucanas, ele espera poder também levar suas telas ao Piauí. Já está em seus planos expor no seu estado, o que espera fazer muito em breve

Roney Lira | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Roney Lira é natural de Gaudalupe, mas há 22 anos mora em Recife, capital pernambucana. Ele, que desde cedo foi um apaixonado pela arte, é através da pintura que mantém viva a memória afetiva de sua terra natal e consegue através das telas expressar-se da melhor forma.

São figurativos que mostram paisagens diversas e o cotidiano é uma das fontes de inspiração deste piauiense que vem produzindo e vendendo seu trabalho onde mora. “Eu nunca fiz curso. Posso dizer que é dom. Tenho histórico de familiares, alguns pintores na família famosos aqui em Recife e Olinda. Fui adquirindo isso desde a infância. Há dois anos resolvi realmente divulgar meu trabalho em tela painel e o resultado tem sido bom”, diz o artista.

Ele conta que trabalha muito por encomenda. Como é corretor de imóveis há 11 anos, isso de certa forma tem facilitado a venda das telas para seus clientes e deixado animado para estar sempre produzindo algo novo. “Como esse meu estilo de pintar foi tendo êxito, a pedido do público, resolvi expor! Estou com duas exposições marcadas na região metropolitana do Recife no próximo mês. Vendo pelas redes sociais, no trabalho e no meu bairro onde faço artes”.

O artista, que se diz apaixonado pelo que faz e conta que adora registrar passagens reais, imaginárias, imagens abstratas. A aquarela faz parte da sua paixão. De forma leve ele vai dando destaque ao seu talento e tornando a pintura algo muito próxima do seu cotidiano. “Minha inspiração é por admirar esse talento que Deus deu ao homem de transferir uma imagem real ou imaginária para uma folha de papel quadro com técnicas maravilhosas. Amo desenhar e criar. Eu me lembro que aos 10 anos eu tinha um colega chamado Idelberto, no município de Guadalupe-PI, e muitas vezes a gente desenhava naves espaciais. Depois fui desenhando outras coisas e pintando também, mas somente aos 38 anos resolvi pintar novamente”, relembra, destacando que foi só a partir daí que ele se descobriu realmente na arte, dessa vez em quadros e telas. 

“A princípio pensei em fazer cursos para aprender algumas técnicas, mas acabei desistindo da ideia. E para minha surpresa, arrisquei pintar somente como que já sabia, no que acabou dando certo e descobri que tinha esse talento do qual hoje faço por amor e agora como um meio de aumentar a renda”, diz.

E depois de tanto tempo em terras pernambucanas, ele espera poder também levar suas telas ao Piauí. Já está em seus planos expor no seu estado o que espera fazer muito em breve. “Estou tentando realizar a minha primeira exposição no Piauí em julho próximo. Tenho pedidos de pessoas em Guadalupe e em Teresina. Tanto em uma como na outra conquistei fãs”. Para a exposição, ele pretende trazer entre 20 e 30 telas. (Por Liliane Pedrosa)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES