Piauienses participam de Festival Internacional de Música no RS

Jovens piauienses estão estudando música e ensaiando com alunos de oito Estados para formar a Orquestra Jovem Sesc, que vai se apresentar no 10º Festival Internacional Sesc de Música

Festival | Fernando Duran
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais de 4 mil quilômetros separam o Piauí do Rio Grande do Sul. Mas, de 20 a 31 de janeiro, para 11 estudantes de música do Estado nordestino, essa distância não existe mais. Eles vieram ao Sul do Brasil para participar do 10º Festival Internacional Sesc de Música, que reúne em Pelotas mais de 300 alunos e 53 professores de 14 nacionalidades com o objetivo de aperfeiçoar suas práticas musicais e levar sua arte para a comunidade pelotense.

Junto a jovens de projetos de Roraima, Pará, Maranhão, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul e Sergipe, eles formarão a Orquestra Jovem Sesc, que se apresenta durante o Festival.

Foto: Camila Hein

A Orquestra Jovem do Sesc Piauí, da qual eles fazem parte, surgiu em 2008 como parte do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) e oferece aulas de música gratuitas para alunos de escolas públicas e comerciários e seus dependentes. Podem participar pessoas a partir de 10 anos, desde que a renda familiar não ultrapasse três salários mínimos. Dos estudantes que estão em Pelotas, seis são do núcleo de Teresina e cinco são de Parnaíba. Todos aprenderam a tocar quando ingressaram no projeto, iniciando com aulas de teoria musical e prática de instrumentos e escolhendo os instrumentos que tocam na Orquestra. Apenas um deles já participou do Festival em outras oportunidades, enquanto os outros são estreantes no evento.

Para o técnico de Música do Sesc Piauí, Samuel Andrade, essa vivência em Pelotas é importante para ampliar os horizontes destes jovens. “Eles só conhecem a realidade musical de Teresina. Em Pelotas, eles têm a oportunidade de conhecer a experiência de professores e alunos de outros países e pessoas com níveis musicais mais elevados. É importante para estimulá-los a se elevar musicalmente e ter contato com outras pessoas que têm o mesmo interesse. Eles voltam cheio de ânimo e repassam o que viram para os outros”.

O Festival Internacional Sesc de Música chega à sua décima edição se consolidando como parte do calendário do município. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES