Ponto de Equilíbrio faz aniversário e promove 17 oficinas

O Ponto de Equilíbrio vem se afirmando como um local de arte e cultura em Teresina, mantendo uma programação de cursos e oficinas nas diferentes linguagens

Ponto de Equilíbrio | Fotos: Ricardo Ramires
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Projeto Espaço Artístico Ponto de Equilíbrio completa dez anos. Um trabalho que tem como objetivo formação de artistas nas linguagens em dança, teatro, circo e música no Piauí. E neste mês de janeiro está disponibilizando 17 modalidades de oficinas nos três turnos.

Em 2012, ele recebeu o Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro, do Ministério da Cultura. Desde então, o espaço é um local de articulação para a formação, criação e produção artística das companhias, grupos, artistas, produtores e técnicos integrados às ações da Organização Ponto de Equilíbrio (OPEQ).

A entidade sem fins lucrativos é reconhecida como de Utilidade Pública no Estado do Piauí, pela Lei complementar Nº 6.073, de 17 de maio de 2011, e pelo município de Teresina, pela Lei Nº 4.887, de 18 de março de 2016. Teve sua origem na década de noventa como grupo Equilíbrio, inicialmente desenvolvendo ações culturais, fomentando a arte, a cultura popular e a produção artística.

Institucionalizada como ONG, a OPEQ foi fundada em 27 de janeiro de 2010. “Temos como missão promover a cultura no Estado do Piauí, promovendo o desenvolvimento e acesso a formação, criação, produção da arte piauiense e brasileira na sua diversidade cultural, fomentando espaços de convivência, gerando sensibilização e mobilização, como também realizando ações que fomentem a troca de conhecimento, fortalecimento da classe artística e a aproximação do público em geral às ações culturais”, diz Luís Carlos Vale, diretor da OPEQ.

O Ponto de Equilíbrio vem se afirmando como um local de arte e cultura em Teresina, mantendo uma programação de cursos e oficinas nas diferentes linguagens. É um projeto multicultural que dispõe de um ambiente para estudo, criação e exposição de artistas piauienses nas diferentes áreas. As aulas acontecem no centro de Teresina, na Av. José dos Santos e Silva, 1085, por trás da Igreja da Praça Saraiva, ao lado da ADH.

O espaço abriga no projeto de residência três grupos da cidade: a Cia. Equilíbrio de Dança, Teatro e Circo, Cia. Deslumbre de Teatro e Dança e Cia. Enlevo, além, da Trupe do Circo Equilibrista. Por conta disto, se tornou um local efervescente de criação, pesquisa de montagem de diferentes espetáculos nas várias modalidades artísticas. E mantém ainda uma programação de cursos livres como proposta a aproximação dos profissionais/professores/artistas com os alunos da escola da cidade, através de visitas, apresentações e aulas temáticas. Há toda uma equipe trabalhando para isso.

Luís Carlos Vale lembra que é muito difícil manter o espaço funcionado. “Sabemos o quanto os investimentos para cultura são pequenos e como os veículos de capitação destes recursos não funcionam para os pequenos produtores, as leis de incentivo são burocráticas e insuficientes. As politicas de incentivos à cultura na capital e no estado ainda estão se construindo e na esfera federal foram desmontadas”, diz o artista, ressaltando que este ambiente faz com que os artistas se unam para manter tudo funcionando mesmo sem recursos do poder público e do privado. “Vimos muitos projetos culturais no Piauí e todo o Brasil fecharem suas portas nestes últimos anos, neste ano, estamos funcionando em pleno vapor, e só crescendo em plena situação de crise econômica, mostra que o Espaço Artístico está no caminho certo. O projeto em 2020 abrirá 100 novas vagas para alunos de escolas da rede pública de ensino para cursos nas 4 linguagens artísticas”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES