Projeto Oxum do Norte será lançado hoje

Artista e ativista LuRebordosa Leite construiu nova marca ‘Lagoas do Norte pra quem?’, que será mostrada hoje

| Sérgio Caddah
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta sexta-feira, 14, na zona norte de Teresina, será lançado o projeto ‘Oxum do Norte’ com exposição de Imagens do fotógrafo Sergio Caddah, performance de Luzia Amélia e um desfile inovador de camisetas criadas pela artista e ativista LuRebordosa Leite. Tudo acontece na casa de dona Davina, que fica localizada na Av. Boa Esperança, nº 4895.

O projeto ‘Oxum do Norte’ corresponde a um conjunto de ações artísticas de múltiplas linguagens que recorrem ao imaginário da população ribeirinha para expor a condição dos moradores do local e entorno, com relação a construção do Lagos do Norte. Há moradores que, segundo a organização da ação, se sentem desrespeitados com a especulação imobiliária e as mudanças que ocorreram como a retirada de residências da região. Vem ai mais uma etapa.

De acordo com a organização do evento, a ideia é chamar a atenção das autoridades para a situação, mostrando como a retirada das casas, vai afetar mais famílias.“Sensibilizados pelo clamor desta população ribeirinha que historicamente vem sendo esquecida e desconsiderada pelo poder público municipal, decidimos recorrer ao imaginário e empregar a arte para advertir e conscientizar a população e os meios de comunicação do que verdadeiramente está acontecendo com a implementação do projeto Lagoas do Norte. Compreendemos que essas 3000 famílias do Bairro Boa Esperança e bairros adjacentes são parte essencial da memória e identidade de nossa cidade, elas e seus antepassados guardam as memórias coletivas de Teresina”, diz a coreógrafa Luzia Amélia.

Sérgio Caddah

Oxum do Norte atuará criando imagens para a cidade de Teresina, fortalecendo laços significativos de sua memória cultural e ainda criando polos de aprendizagem e construção de conhecimento para a nova geração residente na zona norte e nos bairros circunvizinhos. É um projeto que nasce da parceria entre artistas e moradores da Zona Norte. Esses artistas vem construindo ao longo de suas trajetórias histórias de comprometimento com as questões culturais e identitárias de Teresina:  Luzia Amélia, bailarina, coreógrafa, ativista e Sergio Caddah, fotógrafo de projeção nacional. O projeto tem a orientação de Lucia Maria e Raimundo Pereira (Novinho) e produção de Lucia Maria e LuRebordosa Leite.

A artista e ativista LuRebordosa Leite construiu uma nova marca ‘Lagoas do Norte pra quem?’ que será mostrada hoje. Sergio Caddah apresentará imagens e da performance Oxum do Norte que está sendo organizada juntamente com um minidocumentário para futura exposição nacional. Luzia Amélia dançará Oxum, orixá cultuada na Umbanda e no Candomblé. Considerada a rainha da água doce, a dona dos rios e cachoeiras, ela representa o poder do feminino e a sabedoria dos ancestrais. “É esse poder que a comunidade da Zona Norte ameaçada de despejo por parte da prefeitura de Teresina, recorre para que os possa livrar. A intenção dos moradores do bairro Boa Esperança é que o projeto aconteça durante todo o ano de 2020 com palestras, ministrada pelos moradores locais, oficinas de dança, fotografia, percussão, arte urbana, exposição e espetáculo de dança contemporânea”, finaliza Luzia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES