Reisado leva tradição e regionalismo para o Parque da Cidadania

Comemorado no dia 6 de janeiro, o Dia de Santos Reis ou Dia de Reis surgiu da tradição católica que narra a visita dos três reis magos (Gaspar, Belchior e Baltazar) durante o nascimento do menino Jesus Cristo.

Reisado | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Festa de Dia de Santos Reis, realizada nesse domingo (5), celebrou a tradição cristã com apresentações musicais do Grupo Candieiro do Forró e da banda Valor de Pi, além de espetáculo com o grupo Reisado Reis de Ouro.

A festa popular promovida pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), celebrou o regionalismo e as crenças cristãs com o colorido das fantasias e muito forró que evidenciaram a cultura popular. "Resgatamos essa tradição do reisado para mostrar para as pessoas a origem dele, trazendo o lado cristão e ainda o enriquecimento dessa cultura com as características nordestinas", diz Wellington Sampaio, coordenador de cultura popular da FMC.

Comemorado no dia 6 de janeiro, o Dia de Santos Reis ou Dia de Reis surgiu da tradição católica que narra a visita dos três reis magos (Gaspar, Belchior e Baltazar) durante o nascimento do menino Jesus Cristo. A festa, introduzida por Portugal no período colonial, é feita por um grupo de músicos e dançarinos fantasiados que percorrem as ruas das cidades e até propriedades anunciando o nascimento do Messias.

Sendo uma das mais folclóricas do país, a celebração foi marcada pelas tradições ancestrais que levaram muita animação ao público presente. Com pequenas encenações intercaladas com a execução de peças e batalhas, os personagens que representavam seres fantásticos humanizados, chamados de “caretas”, tomaram conta do Parque da Cidadania e encheram a plateia energia.

“A festa foi maravilhosa! Espero que se repita todos os anos com essa mesma animação. Fico feliz porque sinto que aos poucos estamos resgatando a dança de reis, o reisado em geral”, afirma com entusiasmo Solange Lustosa, professora que acompanhava as apresentações.

A noite encerrou com a apresentação da banda Valor de Pi. Comandada por Vagner Ribeiro, o grupo levantou o público com um forró bem arretado e contagiante. Jovens e adultos deram as mãos e comemoraram a riqueza da cultura nordestina. No palco, além da banda, Maria Eduarda, de apenas 3 anos, fez a festa do início ao fim da apresentação. "Eu gostei muito", comenta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES