Rio de Janeiro fez 455 anos neste domingo

O Rio de Janeiro serviu de inspiração para grandes obras da cultura popular brasileira.

Rio de Janeiro | Divulgação MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após vários dias celebrando o Carnaval, o Rio de Janeiro ainda tem muito o que comemorar. A cidade completa 455 anos de história no próximo domingo (01.03) e a programação de aniversário mistura arte, cultura e entretenimento.

No domingo, as comemorações se iniciam às 10h ao lado da Roda Gigante Rio Star onde o público poderá assistir à apresentação da Banda Sarca. Quem participar do evento pode aproveitar para dar uma volta na maior roda gigante da América Latina. O padroeiro da cidade, São Sebastião, será homenageado e sua imagem será conduzida pelo Arcebispo Dom Orani Tempesta. Além disso, o evento contará com o tradicional bolo gigante de 10 metros onde são representados os principais cartões postais da cidade como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor.

Aqueduto da Carioca, famoso ponto turístico localizado no bairro da Lapa (RJ). Crédito: Arquivo MTur 

O Rio de Janeiro serviu de inspiração para grandes obras da cultura popular brasileira. Celebridades do mundo todo passeiam diariamente pelos calçadões de Copacabana e Ipanema e milhares de turistas visitam os arcos da Lapa, a Baia de Guanabara e as incontáveis praias e ilhas cariocas. Falar das belezas da “cidade maravilhosa” pode parecer clichê, mas a capital possui também curiosidades ainda desconhecidas pelos brasileiros. Muito não sabem, por exemplo, que o popular esporte praiano Frescobol foi inventado nas areias cariocas no final da década de 40.

Em 2019, a cidade recebeu o título de primeira Capital Mundial da Arquitetura pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Em 2012, a Unesco já tinha concedido ao Rio o título de Patrimônio Cultural Mundial na categoria Paisagem Urbana. Outro motivo de orgulho aos cariocas é o título de maior floresta urbana do mundo, designado à Floresta da Tijuca, área preservada que compõe vastas flora e fauna características da Mata Atlântica.

Rio de Janeiro foi eleita a primeira Capital Mundial da Arquitetura pelo UNESCO. Na foto, o Museu do Amanhã. Crédito: Arquivo MTur. 

Nestes 455 anos, a cidade também foi marcada por muitos acontecimentos históricos. O Rio de Janeiro foi colônia da França no século XVI, antes de Estácio de Sá fundar oficialmente o local, em 1565. Já em 1808, a cidade se tornou a primeira capital europeia fora da Europa, quando a corte portuguesa desembarcou no Brasil com cerca de 15 mil nobres, fugindo de Napoleão. ( Por Vanessa Castro/MTur)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES