Roda de Poesia começa nesta sexta na Praça Pedro II

O idealizador do projeto Roda de Poesia Tensão, Tesão & Criação, João Henrique Vieira, ressalta que o projeto acontece de forma coletiva, colaborativa e independente, como uma trincheira de resistência

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais uma vez a poesia ocupa a praça Pedro II, com mais uma edição do projeto Roda de Poesia Tensão, Tesão & Criação, temporada 2019, nesta sexta-feira (18). Com uma programação gratuita e variada, começando a partir das 18h, com sarua, apresentações musicais, lançamento e feira de economia criativa, o evento já faz parte do calendário cultural da cidade há cinco anos, promovendo a valorização do Centro Histórico de Teresina, com palco aberto e foco na poesia contemporânea brasileira feita no Piauí.

O idealizador do projeto Roda de Poesia Tensão, Tesão & Criação, João Henrique Vieira, ressalta que o projeto acontece de forma coletiva, colaborativa e independente, como uma trincheira de resistência.

“O Tensão, Tesão & Criação é antes de tudo uma política cultural independente, uma trincheira de luta por nosso Centro Histórico, reunindo artistas e movimentando a praça, que infelizmente ainda sofre com o abandono do poder público e a ausência de programações culturais gratuitas. Reunimos artistas e produtores e o público chamando a atenção para nosso Centro Histórico, afirmando que praça não é lugar de medo, nem de abandono, é lugar de circulação de ideias. Junto a isso, criamos possibilidades de abrigar e expressar nossa produção poética contemporânea, formar público e novos artistas num espaço tão simbólico para nossa cidade, que é nosso Centro Histórico, nossa praça Pedro II”, afirma João Henrique Vieira.

Programação gratuita e variada

Quem abre a programação da edição de outubro será o compositor, produtor cultural e musical, Nildo Viana, que também é vocalista da banda Alma Roots. Com mais de 32 canções gravadas por artistas de todo Brasil, entre eles Tribo de Jah (MA), Shalon Israel (CE), Sérgio Panich e Jó Oliveira (PI) e formação em “composição textual”, pelo Conservatório Alcione Nazaré (MA), Nildo Viana coleciona parcerias com diversos compositores da música brasileira, como o Pernambucano Thiago Humaíta, os Maranhenses Gerude e Nosly Marinho, e os internacionais Fath String e I Congo, entre outros.

Também é um artista premiado em vários festivais, tais como Festival Chapada no Corisco (Chapadão), Cantos do Piauí, Festival Nossas Canções (PI), Festival de Pedreiras (MA), Festival de Música Carnavalesca (MA) e Festival de Música Popular Brasileira (MG).

A banda Transtorno fecha a programação musical da noite. Projeto musical de Luis Victor artista versátil, que passeia entre a música e o teatro. Com influências da produção cultural do movimento Hip Hop, Black Music e de artistas nacionais, como Liniker, Tuyo e Duda Beat, Luis Victor procura imprimir em letras profundas e beats melódicos, seus sentimentos íntimos e percepções.

O artista carrega consigo a experiência de vida na periferia da capital do Piauí, e tem alcançado destaque no cenário musical underground teresinense a partir da publicação de suas duas primeiras músicas autorais: "Estrago" e "Duvidosah" (2019), que estão disponíveis nas plataformas digitais – que já somam aproximadamente 70 mil reproduções, e mais 16 mil seguidores no Instagram.

Lançamento

A noite ainda terá o poeta e editor Demétrios Galvão (Teresina) lançando seu novo livro “Reabitar” (Ed. Moinhos/2019), seu quinto livro. Traz 30 poemas, ilustrações do artista visual piauiense Rogério Narciso e um posfácio da escritora paraense Wanda Monteiro.

Num momento de intenso barulho, a intensão de Reabitar é falar pouco e baixinho ao leitor. Uma voz sussurrada que chega como segredo, um som litúrgico de revelação. Uma forma de pensar a fala, o gesto e a existência. Reabitar o pensamento, se apoderar das palavras, das sensibilidades necessárias e essenciais para viver.

Tomar a palavra como abrigo, reabitar a palavra ancestral, mágica, mítica. Um exercício filosófico de alimentar o mistério, os enigmas. Uma filosofia da criação que parte do visível para o invisível, do material para o imaterial.

Além de poeta, Demetrios Galvão é professor e editor da revista Acrobata. É autor dos livros de poemas Fractais Semióticos (2005), Insólito (2011), Bifurcações (2014), O Avesso da Lâmpada (2017), Reabitar (2019) e do objeto poético Capsular (2015), entre outras produções poéticas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES