Salipinho e Concurso literário são as novidades do Salipi 2019

Salipi será realizado de 31 de maio a 09 de junho

| Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O lançamento da 17ºedição do Salão do Livro do Piauí (Salipi) e do 22º Seminário Língua Viva foi realizado na manhã desta segunda-feira (16) na Universidade Federal do Piauí (UFPI) com a presença de autoridades e da imprensa piauiense. No evento o presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes, apresentou ao público as novidades do Salipi 2019 que será realizado de 31 de maio a 09 de junho no Complexo Cultural Rosa dos Ventos na UFPI.

 Além da Feira de Livros, Bate-papo Literário, apresentações artísticas e culturais, o evento este ano vai contar com o Salipinho, espaço com atividades voltadas para o público infantil com contação de histórias, cineminhas, leituras, peças teatrais e muito mais. “Nossa ideia era realizar o Salipinho no mês de outubro, no período do dia das crianças, mas como em tempo de crise a gente cria então vamos trazer o Salipinho para dentro do Salipi e ampliar as atividades infantis”, explicou Kássio Gomes. E destacou também que na abertura do Salipi, dia 31 de maio, será lançado o I Concurso Literário em parceria com a EDUFPI. “Vamos lançar o edital no Salipi 2019 com o objetivo de acolher textos inéditos de autores piauienses. A modalidade desta edição será o conto e o vencedor do concurso terá a obra editada pela Editora da Universidade Federal do Piauí”, explicou.

 Dentre os palestrantes confirmados estão os jornalistas Francisco José, Xico Sá; para o público jovem, destaque para as escritoras Débora Aladim e Paula Pimenta; as feministas, Djamila Ribeiro e Joice Berth; o escritor e Digital Influencer, Fred Elboni, o cordelista Bráulio Bessa, o professor e doutor em linguística, Rimar Segala, além de autores piauienses. “O Salipi tem uma programação extensa, rica e diversificada para ser feita em apenas dez dias. A leitura engrandece e enriquece o pensamento crítico das pessoas que está em baixa ultimamente, mas o Salão do Livro do Piauí tem vencido tudo isso. Precisamos de gente que pense diferente, mas com respeito a todos˜, destaca o coordenador do Salipi, professor luiz Romero.

 Durante o lançamento do Salipi o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, destacou a importância do evento para a sociedade. “O estímulo a leitura que o Salipi provoca principalmente nas crianças é muito importante para formar a sociedade, fazendo com que as pessoas se tornem mais críticas˜.

 Com o tema “A leitura engrandece a alma”, o Salipi vai homenagear a escritora Cecília Mendes.  Serão lembrados ainda o centenário das obras: Pandora de Da Costa e Silva; Cidades Mortas, de Monteiro Lobato e Carnaval, de Manuel Bandeira. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES