Secult lança ações para minimizar impactos da Covid-19

Outra medida importante adotada durante a quarentena é a doação de livros à população

Campanha | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O mundo sofre hoje os efeitos da pandemia do novo coronavírus e, no Piauí, para minimizar os impactos da crise entre artistas e produtores, a Secretaria Estadual de Cultura – Secult lança três projetos na área. O lançamento do “Festival Sossega o Facho em casa”, a antecipação do edital do Projeto Boca da Noite, e a distribuição de 1.200 livros durante a quarentena.

A criação do “Sossega o facho em casa” visa a seleção de conteúdos digitais nas áreas de música, dança, artes cênicas, artesanato, audiovisual, entre outras. Todos os selecionados produzirão material para ser consumido pela internet e a Secult vai arcar com os custos dos cachês dos artistas inscritos.

Outra medida importante adotada durante a quarentena é a doação de livros à população. Através de algumas parcerias, a equipe da Secult já conseguiu catalogar mais de 700 livros, mas, ao todo são 1200 exemplares. Os livros serão distribuídos aos interessados que entrarem em contato pelas redes sociais da Secult. Os títulos serão entregues em casa, no endereço informado, sem nenhum custo para os leitores.

“Todas as medidas para evitar a propagação do vírus são necessárias, é fundamental o isolamento, mas elas impactam diretamente na economia, em especial no setor cultural. No próximo mês teremos uma queda bruta da receita, mas estamos em contato com outros estados que já estão se mobilizando e resolvemos tomar essas medidas aqui no Piauí. É tempo de refletir e vamos sair disso mais fortes”, afirma o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.

O edital do Projeto Boca da Noite também será antecipado e este ano além de contemplar cerca de 100 artistas e grupos musicais, também será feito de forma online. Os artistas farão os shows, mas ao contrário do que acontece tradicionalmente, serão transmitidos pela internet para evitar aglomerações. Os cachês também serão pagos normalmente.

Assim como o Piauí, outros estados como Pará, Maranhão e Ceará também estão se mobilizando para preservar a saúde da população, através de editais que valorizam a cultura nas plataformas digitais. Todas as recomendações do Ministério da Saúde e dos profissionais especializados estão sendo seguidas no Estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES