Teatro João Paulo II recebe Mostra de Dança

Na 2ª Mostra de Resultados da disciplina Dança, das Escolas de Tempo Integral, os alunos apresentarão o espetáculo ‘Educação Integral – Um desafio a ser abraçado’

Apresentação com escolas | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira, 10, às 15h, no Teatro João Paulo II, ocorre a 2ª Mostra de Resultados da disciplina Dança, das Escolas de Tempo Integral assistidas pela Prefeitura de Teresina. Como finalização, o alunos apresentarão o espetáculo ‘Educação Integral – Um desafio a ser abraçado’.

Segundo o professor e coreógrafo Roberto Freitas, muito além de um espetáculo, esse é um momento de integração, mostrando que a dança vai muito além do que se vê em sala de aula, aliando-se a outras áreas do conhecimento, integrando valores, fazeres e saberes necessários à formação integral da pessoa humana. “Nesse sentido, não é imaginação dizer que: dançar é viver”, diz.

De acordo com o professor, é importante lembrar o pesquisador João Batista Freire, que diz que a dança como meio educativo compõe-se em um potente caminho de formação para todos os domínios do desenvolvimento humano, indo desde o domínio cognitivo até o socioemocional. “Colocar um corpo para dançar é potencializar sua formação, sua vida, o que se dá, dentre outras práticas de ensino e de aprendizagens, pelo entendimento de corpo e suas relações com o mundo, ou seja, pelo próprio viver a educação. Colocar um corpo para dançar é potencializar a sua educação, na perspectiva de um desenvolvimento ético, crítico e reflexivo, do biológico ao emocional, uma formação integral”.

E Roberto Freitas lembra que um pensamento como este só se torna possível por meio da união de muitos corpos, muitas pessoas que, aliando forças, conseguem implantar e desenvolver ideias, colhendo bons resultados.

 A realização é da Secretaria Municipal de Educação de Teresina (SEMEC), por meio das Escolas de Tempo Integral (ETIs), que tem como coordenadora geral Maria Eliane dos Santos Araújo. As escolas municipais participantes são: Areolino Leôncio, Camilo Filho, Eurípides Aguiar, Humberto Reis, Mário Covas, Monsenhor Mateus Rufino, Mocambinho, Murilo Braga, Noé Fortes, Planalto Ininga, Ubiraci Carvalho e Valter Alencar.

O espetáculo contará ainda com a participação especial do Cordão Grupo de Dança que, dirigido pelo Professor Mestre Roberto Freitas, também coordenador do espetáculo, realizará a abertura dessa vivência em Educação Integral.

No espetáculo será mostrado o universo dos processos formativos que ocorrem nas escolas. A escolha desse tema se deu, segundo Freitas, frente a necessidade de se refletir sobre inúmeras questões que permeiam o cotidiano da vida, principalmente escolar, como ética, respeito, cooperação, criatividade, amizade, sonhos. Há também outros valores, experiências e conhecimentos que são construídos a cada movimento, estratégias que permeiam a dança e a educação, que será mostrado através do espetáculo. (Por Liliane Pedrosa)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES