Turismo destaca destinos que contam história dos negros no país

Manifestada em diversos segmentos do país, a cultura afro realça a diversidade do Brasil e marca presença nos destinos e atrativos turísticos

Destinos | Márcio Filho/MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O dia 20 de novembro é marcado no Brasil como uma das datas mais importantes para a influência da cultura afrodescendente no país. Celebrado há oito anos, o Dia da Consciência Negra traz para os brasileiros uma reflexão do impacto da vinda dos africanos, por meio da música, política, religião, cultura, gastronomia, entre outras. Com o turismo não poderia ser diferente.

A cultura negra está presente na maioria dos atrativos e destinos turísticos do país, como igrejas construídas pelos escravos, museus e centros culturais. Entre os estados mais influenciados pela cultura africana estão Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. Tanto que as capitais paulista, fluminense e baiana criaram roteiros turísticos que resgatam a história dos afrodescendentes por meio do incentivo à visitação de atrativos turísticos com referência a esta vasta cultura.

No Ministério do Turismo, ao menos seis quilombos estão registrados em atividade turística no país. Entre eles, a Pasta destaca dois: Cavalcante (GO), com atividades na Comunidade Kalunga e Paraty (RJ), onde está localizado o famoso Quilombo Campinho da Independência, que possui artesanato, festejos tradicionais e é uma referência importante da cultura afro-brasileira.

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, o Dia Nacional da Consciência Negra é uma forma de lembrar aos brasileiros a importância social do turismo étnico, constante nestes destinos. “No turismo social, onde se inclui o Turismo Étnico, o visitante busca estabelecer um contato próximo com a comunidade anfitriã, participar de suas atividades tradicionais, observar e aprender sobre suas expressões culturais, estilos de vida e costumes singulares. Muitas vezes, essas atividades funcionam como memória afetiva das próprias origens do visitante, em um retorno às tradições de seus antepassados”, reforçou.

O Turismo Étnico, segundo o Caderno Turismo Cultural do Ministério do Turismo, “constitui-se de atividades turísticas envolvendo a vivência de experiências autênticas e o contato direto com os modos de vida e a identidade de grupos étnicos”. Esse tipo de atividade envolve as comunidades representativas dos processos imigratórios europeus e asiáticos, as comunidades indígenas, as comunidades quilombolas e outros grupos sociais que preservam seus legados étnicos como valores norteadores de seu modo de vida, saberes e fazeres.

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA – Instituída pela Lei nº 12.519, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra homenageia, também, o pernambucano que nasceu livre, mas foi escravizado aos seis anos de idade. Anos depois, Zumbi volta para sua terra natal e torna-se líder do Quilombo dos Palmares, falecendo em 20 de novembro de 1695.

Em 2003, o Governo Federal, pela Lei nº 10.639, determinou a inclusão da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo escolar. Nesse mesmo documento, ficou estabelecido que as escolas iriam comemorar a consciência negra.

A data é celebrada em 832 municípios de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro - estados que aprovaram leis estaduais que determinam o feriado de 20 de novembro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES