Turma da Mônica homenageia 1ª professora com Síndrome de Down

Donas da Rua da História, projeto da MSP de empoderamento para meninas, traz Débora Seabra de Moura ao acervo

Turma da Mônica | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Diversidade, inclusão e representatividade sempre fizeram parte das histórias da Turma da Mônica. Com base nisso, foi criado o projeto Donas da Rua da História, que destaca mulheres revolucionárias ao redor do mundo. Dessa vez, a mais nova homenageada é Débora Araújo Seabra de Moura. A professora potiguar é a primeira pessoa com síndrome de Down, na América Latina, a concluir o curso de Magistério.

A arte foi desenvolvida para a mostra fruto da parceria entre a Prefeitura de Natal e a Mauricio de Sousa Produções e faz parte da campanha mundial da qual a cidade de Natal está participando, "16+5 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra mulheres".

Nascida em 1981, em Natal (RN), quando ainda praticamente não se falava em diversidade, Débora estudou em escolas regulares, terminou o ensino básico e seguiu sua formação. Hoje, possui uma trajetória ímpar e viaja o mundo para relatar sua experiência profissional. Em 2014, foi convidada pela ONU para participar de painel do evento que marca o Dia Internacional da Síndrome de Down, que aconteceu em Nova York, nos Estados Unidos.

A mostra Donas da Rua da História homenageia 23 importantes mulheres que contribuíram para a história recente da humanidade em temas como as artes, ciência e o esporte, reinterpretadas pelas personagens da Turma da Mônica.

Para Mônica Sousa, Diretora Executiva da Mauricio de Sousa Produções e criadora do projeto Donas da Rua, a professora e escritora Débora Seabra de Moura é um exemplo sobre o direito à inclusão. "O projeto foi desenvolvido para trabalhar questões de inclusão e dar visibilidade e representatividade a mulheres fortes e determinadas que de alguma forma fizeram a diferença na sociedade, como a nossa mais nova homenageada, Débora", pontua a executiva.

O Donas da Rua foi criado em março de 2016 e tem o apoio da ONU Mulheres. Nesta parceria, a MSP tornou-se signatária dos Princípios de Empoderamento da ONU Mulheres. Uma de suas áreas, o Donas da Rua da Ciência, tem como objetivo resgatar a trajetória de pesquisadoras e cientistas que marcaram a humanidade com suas ações. O projeto pode ser conferido no site: http://turmadamonica.uol.com.br/donasdarua/ddr-da-historia.php.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES