XVI Salão de Arte Santeira do Piauí é aberto no Club dos Diários

A exposição segue aberta ao público até o dia 6 de janeiro, das 16h às 22h.

Arte santeira | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O talento de 17 artesãos piauienses está presente nas peças expostas no XVI Salão de Arte Santeira do Piauí, aberto nessa terça-feira (10), na Galeria de Arte Nonato Oliveira, no Club dos Diários. A exposição segue aberta ao público até o dia 6 de janeiro, das 16h às 22h. O evento faz parte da programação do Natal de Sonho e Luz, que reúne vasta programação no Centro de Teresina, até o dia 18 de dezembro.

Durante a abertura do salão, foram premiados os melhores trabalhos, avaliados por uma comissão julgadora, formada por admiradores e colecionadores da arte. Foram três categorias: escultura, entalhe e modelagem. Na categoria escultura quem ficou com o primeiro lugar foi o artesão Ariosvaldo Torres (Ari); na categoria entalhe foi o artesão Josias; e na categoria modelagem, quem ficou com o prêmio foi Jean Pimentel.

O secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo; a vice-governadora Regina Sousa; o coordenador Nacional do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), Fabrício Magalhães; e o superintendente de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense, Jordão Costa, estavam presentes na solenidade de abertura do salão, além do superintendente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Uysses Moraes, e do presidente da Federação da Câmara dos Dirigentes Lojistas do Piauí (FCDL-PI), Sávio Normando.

“A partir de 2020 vamos tornar esse salão nacional. Precisamos valorizar cada homem e cada mulher que produz nosso artesanato. Temos admiradores dentro e fora do estado e do país que colecionam as obras dos nossos artesãos”, afirma o coordenador da Sudarpi, Jordão Costa.

O coordenador nacional do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), Fabrício Magalhães, reforçou a novidade e garantiu todo o apoio para o evento. “Parabéns a todos os artesãos. Próximo ano queremos trazer para o Piauí peças de todo o Brasil. O artesanato brasileiro está à disposição de vocês”, afirmou o gestor.

O secretário Fábio Novo aproveitou o momento para lembrar da revitalização dos espaços culturais do Centro de Teresina, entre eles, a galeria do Club dos Diários, restaurada em 2016, e para convidar o público para o Natal de Sonho e Luz, cuja programação cultural segue até o dia 18 de dezembro.

“A programação começa com o mapping na fachada da Igreja São Benedito. Vamos ajudar na recuperação da igreja e no próximo ano ela estará ainda mais bonita. Na avenida Antonino Freire, restauramos e iluminamos as fachadas dos casarões. Nas janelas do Theatro 4 de Setembro é possível se encantar com a apresentação do coral da Escola de Música Dona Gal. Temos uma programação diversificada e aberta ao público. Participem”, diz Novo.

A programação do Natal de Sonho e Luz é iniciada, diariamente, a partir das 18h30 e segue até as 20h30, com apresentações culturais no Theatro 4 de Setembro, na Praça Pedro II e na Central de Artesanato Mestre Dezinho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES