Yolanda representa Piauí na mostra de gravuristas em São Paulo

Yolanda Carvalho foi convidada para apresentar seus trabalhos na exposição “Museu Florestal, uma inspiração”

Yolanda Carvalho | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Museu Florestal Octávio Vecchi, o Museu do Horto (SP), inaugurado em 1931 como importante espaço de pesquisa da flora e fauna brasileiras, além de um rico acervo constituído por inúmeros mostruários de madeiras entalhadas, sementes, exemplares de marcenaria, matrizes e impressões da escola de xilogravura, dentre outras peças, receberá a partir do dia 4 de agosto a exposição ‘Museu Florestal, uma Inspiração’.

A mostra reunirá mestres gravadores referências no panorama da gravura brasileira, além de artistas participantes da convocatória lançada pelo Clube de Gravadores. E dentre os convidados, Yolanda Carvalho, referência na gravura piauiense.

A ideia do evento é apresentar diversas técnicas, dentre elas, xilogravuras, calcogravuras, litografias e fotogravuras, e incluirá também uma coleção única de matrizes e impressões da Escola de Xilografia do Horto.

Na exposição, haverá ainda uma homenagem à gravadora Hannah Brandt, aluna de Lívio Abramo, a partir de 1961, sócia-fundadora do Núcleo de Gravadores de São Paulo (Nugrasp) e ganhadora do Prêmio Itamaraty na 12.ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1973.

O convite para Yolanda participar surgiu da artista plástica e curadora de artes, Maura Andrade. “A obra com a qual participo tem inspiração nas florestas, nas fauna e flora, temas recorrentes em minha pesquisa poética. O uso de cor também tem destaque especial, já que cotidianamente, costumo usar somente, o preto e branco, por entender que a Gravura ortodoxa é fascinante. Entendo que o ato da criação nos proporciona a esperança e a alegria aguça todos os sentidos para o belo, sem convenções estéticas. Nem sempre o belo é belo para todos os olhares, existem mil olhos a nos olhar e guiar”, diz a artista, que destaca o avanço da gravura no Piauí, o que vem transformando a realidade dessa arte no Estado. E participar de um evento nacional como este revela o muito que se tem evoluído nessa área. “Sobre a gravura piauiense percebemos ao longo dos anos uma revolução bem, acentuada. Na Universidade Federal do Piauí, onde sou professora efetiva, trabalhamos essa linguagem democrática e universal da gravura. Hoje, esses ex-alunos estão atuando nas escolas e disseminando o conhecimento na área”.

Yolanda Carvalho coordena o Núcleo de Gravura e Pesquisa do Piauí, na Universidade Federal do Piauí, e seus membros têm se dedicado ao estudo nessa área. Eles irão participar com suas obras em pequenos formatos que serão doadas a cinco museus importantes em São Paulo e Rio de Janeiro.

Sobre a participação no Museu Florestal Octávio Vecchi, a artista piauiense ainda acrescenta que irá mostrar seis xilogravuras com a temática voltada para a natureza. “Fico muito honrada com o especial convite para representar a arte da gravura piauiense. O convite me tocou profundamente, já que o Palácio do Horto Florestal tem uma grande reserva ecológica na Serra da Cantareira e a minha inspiração está ligada às formas orgânicas, cujas imagens da fauna e flora são recorrentes na minha poética visual”. Lembrando que a curadoria da exposição é de Maura de Andrade, Sebá Neto, Carol Grespan, Keila Okubo e Tânia Soares. (Por Liliane Pedrosa)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES